Facebook App Center chega com poucos aplicativos

Author Photo
11:07 am - 12 de junho de 2012

O Facebook lançou na última semana o App Center, que funciona como uma app store para aplicativos web. A novidade se junta a um crescente número de loja no modelo da iTunes App Store, da Apple, porém com menos aplicações do que as concorrentes (aqui, junta-se a Google Play): apenas 600.

O App Center não deixa de ser uma loja onde os usuários podem encontrar e adquirir aplicações gratuitamente ou mediante pagamento. A rede social permite que seus desenvolvedores cobrem pela utilização de seus aplicativos pela primeira vez. Anteriormente, a opção principal de monetização para era a compra in-app. Ou seja, compras realizadas dentro das aplicações.

A novidade disponibiliza acesso para aplicativos web, Android, iOS e desktop com integração com o Facebook. Enquanto o site oferece aos seus desenvolvedores a oportunidade de cobrar pelas suas aplicações web, ela não cobra de outros tipos de aplicativos. Em vez disso, a taxa é paga por meio de informações.

Por exemplo: um usuário que encontra um app IOS que está listado como parte do App Center, ele não pode instalá-lo diretamente. No lugar do botão ?Buy? (compra), o App Center disponibiliza o botão ?Send To Mobile? (ou Envie para o Dispositivo Móvel, em português).

Ao clicar, é enviada uma notificação com um link de referência para o usuário do Facebook Mobile App, ao mesmo tempo as informações do usuário ficam disponíveis para o editor do aplicativo. Isto inclui o nome, foto de perfil, sexo, contatos, identificação, lista de amigos, qualquer outra informação tornada pública e endereço de email.

A notificação enviada ao dispositivo móvel do usuário diz que o aplicativo selecionado “está pronto para rodar em seu aparelho”. Porém, ele não está completamente pronto. Ele ainda deve ser baixado. Ao clicar sobre a notificação o app leva o usuário para a loja de aplicativos apropriada e, então, ele conseguirá instalar o software em seu smartphone ou tablet.

Para os desenvolvedores, o potencial é considerável. Com a integração do sistema de login do Facebook, os programadores podem ser capazes de submeter as suas aplicações na frente de 845 milhões de usuários do Facebook. Para os poucos aplicativos disponíveis na loja atualmente, ainda é oferecido destaque com a colocação em menus showcase rotulados como “Top Rated”, “Tendência”, “Recomendado” ou “Amigos”, o que aumenta os downloads.

Porém, o App Center tem uma coisa que o iTunes App Store e o Google Play não têm: falta de aplicativos. A loja do Facebook tem apenas 600, o que faz com que qualquer aplicação ganhe muita atenção dos usuários. Já nas lojas da Apple, que possui mais de 725 mil apps, e na Google Play, que têm mais de 500 mil disponíveis, é difícil conseguir destaque.

Assim, nesse caso, menos é mais para os desenvolvedores de apps para Facebook.

Saiba mais:

Facebook pode pagar taxa por banda que utiliza fora dos Estados Unidos

Facebook pede para usuários votarem Política de Privacidade

Facebook lança ferramenta de agendamento de posts

 

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.