Nokia está preparada, e tem dinheiro, para ajudar desenvolvedores, diz presidente

?Afirmando que jamais, em sua vida, imaginaria que Nokia e Microsoft se uniriam, o presidente da Nokia no Brasil, Almir Narcizo, foi direto quando mostrou, nesta terça-feira (23/03), que a fabricante está pronta para atender os desenvolvedores de Windows Phone no Brasil: “temos recursos e temos gente dedicada a suporte. No ano passado, foram US$ 70 milhões em investimentos. E boa parte desse dinheiro pode ser dos desenvolvedores se for tratado de forma consistente”, disse executivo.
O encontro foi realizado com o objetivo principal de demonstrar à comunidade de desenvolvedores o ambiente de criação de aplicativos do Windows Phone 7.5. “Sem vocês, o hardware e o software não são nada”, disse o executivo, aos cerca de 300 programadores presentes no local. “Eu acredito no trabalho de vocês e na dependência que a Nokia tem. Sem vocês a Nokia não existiria. O ecossistema não se completa sem vocês”, disse.
“Esta semana é a mais importante para a Nokia de sua história”, afirmou o executivo, fazendo uma correlação com a chegada da série Nokia Lumia ao Brasil já pensada em um sistema operacional Windows Phone.
Vale lembrar que o acordo Nokia/Microsoft foi anunciado no início do ano passado. A série Lumia, primeira de smartphones da finlandesa desenhados especialmente para o sistema operacional, foi anunciada em outubro, cerca de oito meses depois do anúncio de parceria. Número apresentados no encontro mostram que desde o anúncio, o número de aplicativos disponíveis no Maketplace, a loja online de apps móveis da Microsoft, cresceu 800%, atingindo 70 mil títulos.
O executivo foi extramente direto. “Quero voltar a ver amigos usando Nokia. O meu share de amigos com nossos aparelhos diminuiu no último ano”, disse, contando estar na companhia desde 2003. “Com o Lumia, vi várias pessoas olhando para os modelos e falando: ‘uau’. E eu não ouço isso há vários anos”, completou. “Muitos perguntaram o que seria da Nokia no futuro”, comentou, concordando que a marca perdeu espaço entre concorrentes nos últimos anos. “E por isso eu fico feliz que vocês estejam aqui, confiando nesta parceria”, disse.
“O desenvolvedor é a terceira dimensão que a Nokia precisa. Dependemos muito de vocês – e não estou jogando confete”, adicionou.
Saiba mais:
Microsoft depende de Nokia para fazer Windows 8 decolar
Primeiros Nokia com Windows Phone, smartphones Lumia chegam ao Brasil
