The Document Foundation lança LibreOffice 3.5

A The Document Foundation (TDF) anunciou, na terça-feira (14/02) o LibreOffice 3.5, classificado pela organização como a terceira maior atualização da suíte de aplicativos livre multiplataforma derivada da OpenOffice.
Entre as novas características da plataforma estão um filtro para a base de dados PostgreSQL e outro de importação para ilustrações do Microsoft Visio, além de suporte para gramática em inglês. A desenvolvedora ainda habilitou uma ferramenta que permite que o usuário cheque quando uma nova versão da suíte está disponível.
“Herdamos uma base de código 15 anos de idade, onde os recursos não foram implementadas e bugs não foram resolvidos a fim de evitar a criação de problemas, e esta – com o tempo – foi a origem do grande atraso técnico da plataforma”, afirmou Caolán McNamara, desenvolvedor sênior da RedHat e um dos fundadores e diretores da TDF.
O LibreOffice 3.5 é o primeiro lançamento em que a contribuição das comunidades locais e associações, como ALTA – no Brasil, têm sido reconhecidas.
Segundo a desenvolvedora, o LibreOffice 3.5 deriva de um esforço combinado de hackers em tempo integral e de voluntários, coordenados pela Engineering Steering Committee. Durante 16 meses, cerca de 80 desenvolvedores forneceram um total de mais de 30 mil códigos que levaram às novas características da plataforma.
