Saiba como o Google pode expandir o Google+

O Google+, sucessor do Buzz, finalmente mostra sinais de integração com o núcleo de serviços do Google. Na última semana, Mark Striebeck mostrou uma melhoria do widget do Gmail que irá mostrar as mais recentes mensagens dos contatos dos usuários do Google+. Agora que a empresa integra o Plus com serviços além do PicasaWeb, aqui estão cinco que gostaríamos de ver combinados com sua rede social.
Google Apps: já disse isso, e continuarei dizendo. O Google simplesmente deve lançar seu Profile e o Google+ para seus clientes corporativos. Talvez as notícias da Ford, que está em período de teste na rede social da companhia, acelere o processo. Francamente, é chocante que o Google continue a encorajar os usuários do Apps a iniciar uma conta Plus pessoal, enquanto esperamos que o site seja aberto para as empresas em breve. No mês passado, o Google deu início as páginas de negócio do Plus. E mesmo se os usuários do App resolvam iniciar contas pessoais no Google+, terão que lidar com o incômodo de passar seus círculos e suas contas para o novo formato. É um convite ao desastre. Sim, é necessário que o Profiles para App seja feito da maneira correta, mas também seria interessante que fosse feito logo.
Gmail Inbox: adicionar a última postagem do Google+ ao widget do Gmail faz sentido. O que faz ainda mais sentido é dar aos usuários a opção de integrar o Plus a sua caixa do Gmail da mesma maneira que o Buzz fazia. Há pouca probabilidade de isso acontecer já que o Buzz funcionava dessa maneira e fracassou. Mas vale lembrar que o fracasso do Buzz não foi devido ao seu trabalho conjunto com o Gmail, ele falhou porque fazia um péssimo trabalho em trazer à tona posts relevantes e deixar à mostra informações privadas para que todos vissem.
Google Voice: o Google Voice dá aos usuários um único número para todos seus telefones e permite o envio de mensagem de texto aos seus contatos diretamente do navegador. Se a empresa integrar o Voice ao Plus, permitindo assim que os usuários visualizem e mandem mensagens de texto e de voz para a rede social, iria aumentar a relevância do site como uma caixa de entrada central. Seria mais interessante ainda se o Google+ e o Voice se integrassem com a interface do Gmail, criando uma única caixa de entrada social para tudo.
Google Places: fazer o Check-in em sites visitados com a geolocalização se tornou uma extensão tão óbvia da experiência de mídia social. O que surpreende é o fato do Google não ter incluído a integração do Google Places com o Plus. A inclusão desse recurso não deve tardar, ainda mais agora que o Facebook expandiu seu serviço de geotagging para funcionar em qualquer dispositivo, mesmo quando os usuários não estejam no local em questão. Se o Google deseja que o Places tenha usuários fieis do mundo corporativo, precisa conectar os usuários aos locais com a mídia social por meio dessas duas ferramentas.
Google Sites: apesar do Google Sites não ser de amplo uso com consumidores, é de suma importância para empresas que usam o Google Apps. Como uma ferramenta de construção e gerenciamento de intranets, a possibilidade de conectar o Sites ao Google+ dá uma oportunidade significativa para as empresas estimularem a comunicação entre seus funcionários em todos os níveis da organização. Espero que a integração do Sites venha juntamente com a do Apps.
Saiba mais:
Facebook for Business estreia, mas não ameaça Google+
Google+Facebook apresenta atualizações do Facebook no Google+
Facebook planeja ?algo sensacional? para próxima semana
Google+ corrige a primeira falha de privacidade
Google+ suspende envio de convites
Google+, rede social do gigante de buscas, chega ao mercado
ð Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/IT_Webe fique por dentro das principais notícias de TI e telecom.
