Aloizio Mercadante inaugura nova capacidade da rede acadêmica

A nova capacidade da rede acadêmica nacional, a rede Ipê, será inaugurada na quarta-feira (13/7) na Biblioteca Nacional de Brasília, pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e pelo o diretor geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões.
A nova geração da rede Ipê tem conexões multigigabits (acima de 1Gbps) que passam a atender as 24 unidades da federação, incluindo todas as capitais das regiões Nordeste e Centro-Oeste e alcançando a região Norte.
A cerimônia vai celebrar a ampliação, em 280%, da capacidade agregada da rede Ipê, o que, segundo a RNP, a elevou ao patamar das mais avançadas redes acadêmicas do mundo.
Durante o evento, os presentes assistirão à transmissão, em tempo real, de uma cirurgia realizada no Hospital Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que será acompanhada por estudantes e profissionais de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Universidade do Tocantins (UFT), que poderão interagir com a equipe presente na UFPB.
Será apresentado também um streaming do filme 4K “Projeto 2014K”, produzido pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e pela Universidade Mackenzie, que mostra uma partida de futebol entre Grêmio e Internacional.
Por fim, será realizada uma transferência simultânea multigigabit que demonstrará a capacidade de transmissão de dados da nova geração da rede Ipê. Os espectadores poderão acompanhar, em tempo real, a utilização da largura de banda e a quantidade total de dados que serão transmitidos por milhares de quilômetros em apenas alguns segundos.
Saiba mais:
Em Foco: Mercadante pede mais dedicação de profissionais à inovação
Governo terá parceria com indústria de TI para desenvolver profissionais
Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/IT_Web e fique por dentro das principais notícias de TI e telecom.
