7 lições de liderança para trabalhar com propósito
Se não lideramos com algum propósito em mente, fica muito mais difícil incentivar uma equipe. Conheça as lições de liderança para trabalhar com propósito
Encontrar o seu porquê antes de comunicar o que ou como você vai se mostrar para o mundo é fundamental para o sucesso de uma equipe e para o seu crescimento pessoal. Se você não conhece seu objetivo, não pode se comunicar claramente e executar sua missão com eficiência.
É preciso focar no que você quer defender e construir no longo prazo, aplicando esse objetivo para toda pequena ação. É fácil desviar-se do seu caminho e acabar com a inspiração. Por isso, o mais importante é encontrar sua tribo e construir uma cultura de autenticidade e paixão que excite os outros. Isso é liderar com propósito.
O que é liderança com propósito?
Todas as grandes conquistas começam com paixão. Paixão é o que alimenta tudo. Paixão é o que motiva você, sejam suas motivações espirituais, artísticas, políticas, econômicas, sociais ou pessoais. É a sua lente única no mundo que molda não apenas quem você é, mas com quem você se conecta e que oportunidades você busca.
Paixão é o que molda o nosso propósito na vida e nos negócios. Quando a ideia de um empreendimento ou de uma causa começa a tomar forma, o propósito é o que ajuda a defini-lo. Mas o mais importante é que o mesmo propósito compartilhado é o que reúne sua tribo, a comunidade de pessoas (funcionários internos, parceiros externos e clientes) que acreditam na sua causa, naquilo que você está tentando construir.
Essa paixão compartilhada motiva as pessoas, fornece o senso de pertencimento e cria o entusiasmo para cumprir a mesma missão e fazer parte de seu movimento. Não importa como você olhe, não importa em qual campo você esteja, não importa o quão brilhantes sejam suas ideias, o sucesso é um esporte coletivo.
O sucesso de nossas missões depende de pessoas com quem fazemos parceria. Seja você um negócio em crescimento ou estabelecido, se você não tem uma equipe ou parceiros que compartilham sua visão, seu sonho e seus objetivos, sua empresa não conseguirá atingir todo o seu potencial. É aí que a cultura e a liderança com propósito se tornam vitais.
1. Entre em contato com o que é importante para você e para sua empresa
Entender nossos valores, o que dá sentido às nossas vidas, nos dá as coordenadas do nosso propósito. Se você tiver dificuldade em identificar o que é realmente importante para você e para sua empresa, preste atenção no que o energiza e estimula, o que expande seus limites, o que move a organização e lhe traz felicidade.
Em vários momentos da sua vida, você terá uma vaga sensação de que deve haver algo mais, algum significado mais profundo. Você pode mergulhar profundamente em suas experiências durante esses momentos para descobrir sua expressão em busca de objetivos. A metodologia de design thinking ajuda a mapear esse propósito.
2. Aja a partir desse propósito
A maioria das pessoas tem um sentimento intuitivo sobre seu propósito na vida. Transformar essa intuição nebulosa em um compromisso claro e tangível ajuda a transformar um sonho em realidade.
Quando os seus compromissos estão alinhados com o seu propósito, grandes coisas acontecerão. Comprometer-se a perseguir seu propósito envolverá energias e potencialidades que você não sabia que tinha. Dê qualquer passo em direção ao seu destino através de ação criativa. Assim, essas ações voltam para você e sua equipe.
3. Encontre o objetivo principal da equipe
Embora o propósito pessoal seja transformador para os líderes, o objetivo da equipe é poderoso para toda a empresa. Depois de esclarecer como suas ações fazem a diferença, considere envolver sua equipe em um exercício semelhante. Quando o objetivo de uma equipe apoia a missão e a estratégia da organização, grandes coisas acontecem.
Qual é o objetivo principal da sua equipe? Quais são as diferenças que o seu grupo tem? Qual é o grande impacto, o grande serviço que você atingirá coletivamente? Por que essa equipe existe? Imagine uma equipe de líderes com clareza sobre seu propósito individual e seu propósito coletivo. Soa como um ótimo lugar para estar. Esse pode ser o seu time. Conecte seu propósito individual à missão mais ampla, assim energia e envolvimento tremendos serão liberados.
4. Não confunda seu caminho
Tenha cuidado para não simplesmente adotar as opiniões de outras pessoas sobre o seu objetivo. Muitas vezes, as pessoas internalizam a mais recente tendência de desenvolvimento pessoal, o ensino espiritual ou a teoria do guru da administração em uma prática dogmática, inflexível e restritiva.
Isso só vai confundir o seu caminho. Encontre você mesmo seu objetivo é descubra como unir outras pessoas em torno dele, não apenas adotando os sistemas de valores de outra pessoa. Programas de desenvolvimento pessoal, sistemas religiosos e grandes professores podem ser os guias, as técnicas, não o objetivo.
5. Concentre-se no serviço
O propósito só existe se puder servir aos outros, além de você mesmo. Não é auto-expressão por si só, é a auto-expressão que cria valor para aqueles ao seu redor. Portanto, não pare por aí. Concentre-se em expressar seus objetivos em ações para melhorar a vida de todos e de tudo que você toca.
6. Aprenda com o fracasso
O fracasso é um rótulo subjetivo que aplicamos a experiências não intencionais ou inesperadas. Geralmente, não estamos dispostos ou somos incapazes de integrar essas experiências em um contexto significativo.
Do ponto de vista do domínio do propósito, o fracasso não existe. É a vida tentando nos ensinar algumas novas lições ou tentando nos apontar para novas direções. Em todo lugar que você tropeça é onde o tesouro está. Mas temos que estar abertos quando tropeçarmos. Da próxima vez que você estiver experimentando algo que não pretendia ou esperava, pergunte a si mesmo: o que posso aprender com isso? Quando estamos liderando com propósito, toda experiência de vida nos ajuda a crescer e incentivar nosso time.
7. Seja flexível
Precisamos ser flexíveis, abertos ao processo de expressar nosso senso interno de propósito em muitos papéis e circunstâncias de vida diferentes. Os gerentes podem seguir os procedimentos definidos de maneira consistente e previsível, já os líderes transformadores flexionam para uma infinidade de condições, dançando graciosamente em torno de um núcleo cheio de propósito.
Para ser um grande líder, você precisa conhecer o seu porquê. Para dar vida às suas ideias, você precisa do apoio e da paixão compartilhada de sua tribo. Para inspirar as pessoas, você precisa estimular os movimentos, não apenas gerar um produto bem projetado, apoiado por uma campanha de marketing criativa. Só então você vai ganhar energia para motivar as pessoas de maneiras inimagináveis. É isso que leva a um sucesso no longo prazo.