Notícias

4ª Revolução Industrial: São Paulo terá centro para impulsionar inovação

São Paulo ganhará um Centro para a 4ª Revolução Industrial no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O espaço foi anunciado pelo governador João Dória e pela Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

O centro é uma parceria do governo do estado com o Ministério da Economia e o Fórum Econômico Mundial (WEF). O compromisso foi feito na quarta-feira (21) no Palácio dos Bandeirantes e sua instalação acontecerá em parceria com a iniciativa privada.

Doria ressalta que “a 4ª Revolução Industrial é um tema que atende muitíssimo bem as expectativas do Governo brasileiro e plenamente as expectativas do Governo do Estado de São Paulo”.

A unidade também será anunciada no encontro anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, em janeiro de 2020. Sua inauguração deverá acontecer durante o Fórum Econômico Mundial para a América Latina, em maio do mesmo ano, marcando o comprometimento formal do país com a 4ª Revolução Industrial.

Patrícia Ellen, por sua vez, ressalta que, na prática, “é importante conectar governo, organizações empresariais, startups, sociedade civil, academia e organizações internacionais para elaborar políticas inteligentes e inovadoras”.

A Secretária Estadual ainda cita que o “Estado de São Paulo e o IPT estão absolutamente preparados para receber essa iniciativa”. A ideia é “estimular a inovação e o empreendedorismo e desenvolver projetos com impacto mundial em benefício de toda sociedade”.

Marisol Argueta de Barillas, Diretora para América Latina e membro do Conselho de Administração do Fórum Econômico Mundial, diz que “o centro irá traçar e pilotar políticas inovadoras” e que “as equipes irão trocar conhecimento e escalar os aprendizados globalmente”.

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

21 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

22 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

23 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

23 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

23 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

24 horas ago