4 ferramentas de inovação e gestão para seu negócio
O improviso não é suficiente, muito menos contar com a sorte. Gerir nossas empresas de forma profissional, com processos bem definidos de ponto a ponto, incluindo toda a cadeia é fundamental para se diferenciar, não somente em anos de crise, como também em anos de oportunidades. Para isso, podemos recorrer aos conceitos, ferramentas e metodologias que deram e continuam dando a base à inovação e gestão, porém, como ferramentas são pacotes pré-formatados de procedimentos e técnicas, o que sempre pode gerar a dúvida: proporcionam a melhor relação custo-benefício para resolver os problemas de uma organização ou seria melhor uma solução sob medida?
Design Thinking: utilizado para gerar ideias criativas de como melhorar produtos e serviços. O risco de ser interpretado muito abertamente é alto: os utilizadores dessa ferramenta tendem a usar o pensamento do “design” como sinônimo de tudo que é relacionado com a inovação, assim gerando grande divergências de opiniões.
Lean Startup: se o foco é direcionar sua organização para novos mercados, seja para expansão ou desenvolvimento, eis a ferramenta ideal. É salutar citar que se trata de uma ferramenta robusta, por mais que o nome contenha Lean, você se deparará com uma caixa de sub ferramentas nas quais precisa ter clareza sobre a técnica a ser aplicada.
Canvas: em um único quadro, facilita a organização através de nove blocos de insights de negócio. Sua aplicação é focada em um mercado único – proposta de valor – e para isso é preciso assertividade, caso contrário, seus concorrentes também usam os insights menos originais, tornando sua ideia limitada.
Storytelling: quem não gostava ou gosta de ouvir histórias? Pois bem, contando histórias as pessoas tendem a ser mais sinceras, originais e eficazes em influenciar as outras, nos negócios e na vida. De fato, da maneira que as mensagens são transmitidas, tendem a ser interessantes e assim mais engajadoras.
É importante ressaltar que em tempos de incertezas, nunca combinam com medidas desesperadas, ou seja, esperar um resultado imediato, sem realizar uma análise criteriosa na adoção e aplicação de uma destas ferramentas, pode colocar tudo a perder.
*Rodrigo Peter Schilling é fundador e CEO da Effortt Brasil