22% das empresas de TI não têm ações sustentáveis como prioridades

Schneider Electric faz levantamentos sobre iniciativas de companhias

Author Photo
2:56 pm - 15 de agosto de 2022
sustentabilidade

A Schneider Electric acaba de lançar três estudos independentes com foco na compreensão da maturidade das iniciativas de sustentabilidade dentro das empresas de TI, data centers e apontar o estágio das mesmas em relação a alcançar a visão net zero.

Uma das pesquisas, em parceria com a 451 Research, apontou que 22% das companhias não abordam as ações sustentáveis como prioridade, embora possam ter ações de eficiência para melhorar áreas específicas de operações.

Realizado com 1.100 profissionais responsáveis pela área de TI, o documento concluiu, ainda, que 26% das companhias se identificaram como possuidoras de um programa completo de sustentabilidade que engloba toda a infraestrutura. No entanto, apenas 14% estão tomando iniciativas para implementar os programas.

Além da 451 Research, a Schneider Electric fez pesquisas globais com a Forrester e a Canalys, obtendo dados de mais de 3 mil participantes. No geral, os resultados demonstram consistentemente que há discrepância entre onde as empresas consideram que estão evoluindo nesse tema e como, de fato, implementam programas de sustentabilidade em sua infraestrutura.

“Os data centers desempenham um papel crítico na condução da Eletricidade 4.0, que acreditamos ser a chave para mudar a trajetória das mudanças climáticas. Como indústria, temos a responsabilidade de levar adiante nossos compromissos ambientais com extrema urgência. Tivemos um progresso, mas, para evitar um grande desafio de energia, todos os data centers devem ser mais sustentáveis, eficientes, adaptáveis e resilientes”, afirma Pankaj Sharma, vice-presidente executivo da unidade Secure Power da Schneider Electric. “A pesquisa comprovou que a sustentabilidade precisa ser priorizada pela indústria, mas ainda existem desafios que podem ser superados por meio de um esforço colaborativo. A boa notícia é que a tecnologia para agir em sustentabilidade já existe.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.