10 fatos sobre a disponibilidade que sua empresa precisa saber

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9:02 am - 17 de novembro de 2016

Ser uma empresa inovadora hoje em dia significa estar à frente da competição em diversas esferas: na tecnologia, no modelo de negócios, no sistema organizacional e na gestão. Um dos elementos que possibilita uma fluidez na tecnologia e nas outras áreas do negócio é a disponibilidade.

Atualmente fala-se muito em negócios sempre ligados e na experiência do usuário, mas o que isso tem a ver com a disponibilidade? Veja abaixo dez fatos sobre essa realidade que sua empresa precisa saber:

1. Afinal de contas, o que é a disponibilidade? Assim como a virtualização, que mudou o modelo de negócios de fornecedores do setor de TI e a maneira como as pessoas consomem tecnologia, a disponibilidade é uma realidade de mercado que veio para ficar. Ela é o resultado das mudanças causadas pela virtualização e outros avanços tecnológicos, e consiste principalmente em oferecer acesso a dados e aplicações 24 horas por dia, permitir que ocorram interações em tempo real entre clientes, fornecedores, parceiros, consumidores e mesmo funcionários, recuperar arquivos ou aplicações em questão de minutos, além de envolver um nível superior de automação para tomada de decisões e operações.

2. Atualmente, a disponibilidade é um requisito para qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande, e também não importa de qual setor. Uma universidade, por exemplo, exige serviços de TI mais rápidos para seus alunos in loco ou para prover educação à distância. Da mesma forma, um e-commerce precisa manter seu site sempre disponível para prover uma experiência de compra satisfatória aos consumidores.

3. Isso porque o ecossistema corporativo de stakeholders inclui clientes, funcionários, parceiros e fornecedores, e todos eles demandam serviços que estejam disponíveis o dia todo, todos os dias.

4. Além disso, a maioria das aplicações de uma empresa são consideradas de missão crítica nos dias de hoje. Não basta mais priorizar um serviço ou outro, tudo precisa estar disponível e o departamento de TI precisa corresponder a essas expectativas.

5. Possuir uma solução eficaz e confiável de disponibilidade significa economizar tempo, pois os backups tornam-se mais rápidos, a velocidade de recuperação de itens e da restauração do sistema também aumenta, ou seja, o sistema torna-se, no geral, mais eficiente, e não há perda de tempo para resolver problemas técnicos.

6. A disponibilidade também permite uma economia financeira. As paradas não planejadas nos sistemas podem custar às empresas até US$ 16 milhões por ano, segundo o Relatório de Disponibilidade da Veeam de 2016.

7. Se a empresa possui uma solução de disponibilidade eficaz e confiável, o departamento de TI pode focar em tarefas mais estratégicas, portanto, há mais produtividade e a companhia pode, consequentemente, conseguir mais oportunidades de negócio.

8. A disponibilidade também está diretamente ligada à segurança da informação. Além de evitar a perda de dados quando há problemas técnicos nos sistemas, uma solução de disponibilidade mantém as informações protegidas independente se as cargas de trabalho estejam na nuvem privada, na nuvem pública ou se sejam físicas.

9. Empresas de diversos setores estão investindo na virtualização de servidores, em atualizações de armazenamento, em proteção de dados e recuperação de desastres. Todo esses esforço tem o objetivo de possibilitar a disponibilidade para economizar custos operacionais de TI, fornecer serviços mais rápidos e reforçar a segurança, para citar alguns dos benefícios. Em outras palavras, se uma organização deixar a disponibilidade de lado, logo será ultrapassada pela concorrência e o investimento terá que ser maior para conseguir acompanhar o mercado.

10. Finalmente, a disponibilidade pode ajudar as empresas a abraçarem a transformação digital, tendência que não é baseada apenas no uso isolado da tecnologia, mas em como ela é utilizada e como mudará modelos de negócios e processos dentro da organização. Nesse contexto, a disponibilidade é um dos gatilhos para impulsionar essa transformação, permitindo a melhoria dos serviços oferecidos, das relações entre a empresa e seus funcionários, parceiros e clientes, e de uma visão mais estratégica e produtiva em termos de negócios para aumentar as receitas.

*Por Rodrigo Aliaga, gerente de canais para o Brasil na Veeam Software

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