Notícias

WikiLeaks vai compartilhar ferramentas de hacking da CIA com empresas de TI

Após o WikiLeaks publicar mais de 8 mil documentos vazados a partir do Centro para Ciber Inteligência da CIA, a Apple disse que já tinha corrigido a maioria dos exploits que a agência tinha encontrado para hackear os iPhones. Mas sem realmente ver o código que a CIA possui, a Apple não pode ter certeza de que corrigiu todos esses bugs. O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, afirmou na quinta-feira, 9, que vai compartilhar o código, que não estava presente nos documentos publicados, com a Apple e outras empresas de tecnologia.

“Decidimos trabalhar com as empresas de tecnologia para lhes dar acesso exclusivo aos detalhes tecnológicos adicionais que possuímos para que as correções possam ser desenvolvidas e aplicadas”, afirmou Assange durante uma conferência on-line para a imprensa. “Uma vez que esse material for efetivamente desarmado por nós, vamos publicar mais detalhes.”

Segundo o Wall Street Journal, os engenheiros da Apple entraram em ação assim que os documentos foram vazados pelo WikiLeaks na terça-feira, 7/3, para descobrir quais bugs a CIA tinha encontrado e como eles tinham sido usados. Havia indicações nos documentos que deram uma ideia à Apple – ao menos o bastante para saber que alguns dos exploits já tinham sido corrigidos com updates do iOS.

“Apesar de a nossa análise inicial indicar que muitas das falhas vazadas hoje já foram corrigidas com a versão mais recente do sistema, vamos continuar trabalhando para corrigir rapidamente qualquer vulnerabilidade identificada”, afirmou a empresa de Cupertino em um comunicado sobre o assunto.

Agora que o WikiLeaks planeja compartilhar as ferramentas que a CIA usou com as empresas cujos aparelhos foram atacados, a Apple poderá corrigir qualquer buraco de segurança remanescente no iOS. Depois que esses bugs forem corrigidos, o WikiLeaks vai publicar o código online.

Recent Posts

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

12 minutos ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

1 hora ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

2 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

3 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

4 horas ago

Copa do Mundo 2026 vira laboratório global para IA, dados e infraestrutura digital

Desde o início do ano, a redação acompanha como a Copa do Mundo 2026 extrapola…

4 horas ago