Volkswagen adota IA para automatizar tradução de documentos e manuais

O Grupo Volkswagen está usando Inteligência Artificial para agilizar o processo de tradução de documentos, manuais e outras aplicações da companhia. A equipe do Volkswagen Language Services, formada por especialistas em idiomas, tem entre suas funções traduzir de manuais do proprietário a decks de apresentação e documentação de gerenciamento.

Esses textos, além de precisar serem fiéis ao original, devem também fazer sentido na língua local. Segundo a companhia, são traduzidas até 2 bilhões de palavras por ano em mais de 60 idiomas.

Para agilizar e facilitar esse trabalho, a equipe de Nikolas Meyer-Aun, chefe de qualidade e gerenciamento de fornecedores para idiomas da Volkswagen, buscou alternativas baseadas em nuvem, que prometiam não apenas maior escalabilidade, mas também mais flexibilidade, graças aos modelos de tradução automática neural disponíveis na nuvem. O fornecedor da tecnologia escolhido foi o Microsoft Azure.

“Queremos construir uma base técnica nos Serviços Cognitivos do Azure — em uma coleção de modelos pré-treinados para aprendizado de máquina e API de tradução”, diz Meyer-Aun.

Leia também: Blockchain, IA e o metaverso – ferramentas para uma melhor tomada de decisão?

O Grupo Volkswagen está treinando os modelos de tradução padrão da API do Azure usando suas próprias memórias de tradução, tornando-os cada vez mais adequados à terminologia especial do fabricante automotivo. O sistema baseado no Azure gerencia traduções para inglês, francês, português, espanhol e chinês. O protótipo do sistema de tradução foi alimentado com memórias de tradução, desenvolvido e testado em apenas seis semanas.

Adotar a nuvem para tais fins reserva vantagens. Uma delas é poder ser acessada via smartphone, dando flexibilidade. Além disso, a tradução de documentos permite que o Grupo Volkswagen interprete e entenda rapidamente a nova legislação para determinar o que é relevante para seus negócios. “Quando os departamentos governamentais enviam legislação, é um número inacreditável de documentos”, diz Meyer-Aun, “e nossas equipes precisam verificar o que é relevante”.

Com esta tecnologia de tradução, o Grupo Volkswagen pode interpretar e compartilhar informações críticas rapidamente e garantir a conformidade de segurança em todo o mundo.

Meyer-Aun reforça ainda que a tradução por meio de uma rede neural ajuda a aumentar a qualidade e a velocidade e melhora a forma como a empresa trabalha com big data.

Segundo a empresa, os serviços de tradução estão atualmente conectados a cerca de 10 a 20 plataformas diferentes em todo o Grupo Volkswagen, e a organização está procurando expandir isso para mais sistemas, incluindo o Office 365.

Recent Posts

“É uma corrida do ouro”, diz CEO da GFT Brasil sobre IA no desenvolvimento de software

A explosão de ferramentas de inteligência artificial dos últimos anos criou uma "corrida do ouro"…

2 horas ago

UE declara modelo de pagamento por privacidade da Meta ilegal

A Comissão Europeia decidiu que o modelo de assinatura da Meta, que cobra dos usuários…

2 horas ago

Deloitte: infraestrutura é prioridade entre investimentos em cibersegurança no Brasil

A cibersegurança está entre os principais desafios para a gestão dos negócios das empresas brasileiras.…

16 horas ago

Visa e Mastercard: de pagamentos a segurança digital

Durante o Febraban Tech 2024, o IT Forum conversou com Rodrigo Vilella, vice-presidente de serviços…

17 horas ago

Gartner: 55% das organizações já têm um conselho de IA

Uma pesquisa recente do Gartner com mais de 1.800 líderes revelou que pouco mais da…

18 horas ago

Startups de IA da China migram para Singapura em busca de expansão global

Nos últimos anos, diversas startups de inteligência artificial (IA) da China têm se mudado para…

18 horas ago