Categories: Notícias

VoIP ganha força na Europa

Depois de um início fraco em alguns países europeus, a tecnologia de voz sobre IP parece, finalmente, encontrar o seu caminho. Pesquisa realizada pela empresa TeleGeography mostrou que o número de linhas fixas de VoIP saltou de 20 milhões para 30 milhões entre meados de 2007 e meados de 2008. O levantamento estima que, no final de 2008, 35 milhões de linhas de VoIP estavam em utilização no velho continente.

A empresa de pesquisa revelou que a adoção do VoIP sofre grande variação de acordo com o país. Enquanto 50% das residências francesas possuem linha com a tecnologia, menos de 3% das casas na Espanha utilizam esse tipo de meio de comunicação.

“A Europa tem um mercado singular”, disse Patrick Christian, analista da TeleGeography. “Enquanto a adoção da tecnologia pode ter essas variações, o VoIP tem mostrado força em inovação, mesmo naqueles países onde o número de usuários é relativamente baixo”, acrescentou.

Mesmo com todas essas particularidades, a empresa de pesquisa prevê forte crescimento do setor na Europa, calculando 45 milhões de linhas VoIP até o final de 2009.

Já na área de telefonia móvel o avanço será mais lento. O Skype oferece o serviço através do seu programa Skypephone já há alguns meses em países como Áustria, Dinamarca, Itália e Suécia. A Nokia planeja oferecer o aplicativo em alguns handsets de sua N Series a partir de junho.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

15 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

18 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

20 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago