Categories: Notícias

Vodafone e Huawei testam tecnologias 4.5G

A Vodafone UK e a Huawei anunciaram que estão trabalhando em testes técnicos para uma nova tecnologia móvel, a 4.5G com LTE TDD. Objetivo é aumentar significativamente capacidade e eficiência da rede 4G em áreas urbanas, além de criar a base para o lançamento da 5G até 2020.

As novas técnicas estão sendo testadas em Mancheste e suportarão o rápido crescimento esperado de aplicativos de vídeo e realidade virtual com a chegada da próxima geração de smartphones.

De acordo com a empresa, os testes envolvem versões 4×4 do MIMO para oferecer serviços de dados móveis com velocidades muito maiores e com maior precisão. O 8T8R beamforming concentra a energia específica do usuário e transmite simultaneamente diversas mensagens por meio de um único canal de comunicação, compartilhando recursos entre diferentes usuários, aumentando assim a média, bem como o desempenho.

Ao combinar o MIMO com o beam-forming, a Vodafone é capaz de focar sinais móveis do cliente em direções específicas para garantir a melhor experiência de usuário e minimizar a interferência durante horários de pico em áreas densamente povoadas. Como resultado, um maior sinal chega a mais assinantes, particularmente na borda da cobertura da estação base, a fim de fornecer velocidades médias maiores em toda a rede.

“Estamos trabalhando duro com os nossos parceiros de equipamentos de transmissão via rádio para redes a fim de garantir que a nossa rede esteja pronta para o futuro com a chegada esperada da 5G em quatro ou cinco anos, ao mesmo tempo em que continuamos melhorando nosso desempenho 4G para os consumidores de todo o Reino Unido”, afirma Jorge Fernandes, disse o chefe do departamento de tecnologia da Vodafone UK.

Recent Posts

Propagandistas chineses usaram ChatGPT para gerar conteúdo contra tarifas de Trump e expansão de data centers nos EUA

A OpenAI divulgou na última quarta-feira um relatório revelando que propagandistas ligados à China utilizaram…

3 horas ago

Anthropic pede ao Congresso americano que preserve leis estaduais de IA na ausência de regulação federal robusta

A Anthropic enviou ao Congresso dos Estados Unidos, na última quarta-feira, uma série de recomendações…

3 horas ago

Leo conclui migração para SAP S/4HANA e acelera estratégia de digitalização

A Leo, maior revendedora de insumos para marcenaria do Brasil, finalizou a migração de seu…

4 horas ago

NTT Data cria AI Office no Brasil para acelerar a transformação empresarial com IA

A NTT Data criou um AI Office no Brasil, uma iniciativa estratégica para inovar no…

5 horas ago

IA reduz em 90% o tempo de transcrição de acervo histórico da Santa Casa de Porto Alegre

O Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre encontrou na inteligência artificial uma forma…

5 horas ago

LinkedIn chega a 100 milhões de usuários no Brasil e mira a era dos agentes de IA

O LinkedIn anunciou hoje (10), em evento para imprensa em São Paulo, a marca de…

6 horas ago