Notícias

Você tem perfil empreendedor? Faça o teste e descubra

Qual a importância de dividir as tarefas da vida profissional e familiar e manter uma rotina organizada na condução de sua empresa? Gostar de ter o controle de todos os números de seu negócio? Ter um plano B para alcançar o sucesso financeiro? Questões como estas estão em um teste lançado hoje pela Serasa Experian para identificar qual o perfil do microempreendedor brasileiro.

A avaliação está disponível no novo portal Serasa Empreendedor, criado para ajudar microempresários (ME) e microempreendedores individuais (MEI) a terem conteúdo sobre diversos assuntos relevantes ao negócio. 

O teste avalia a identificação do empresário com questões relacionadas aos quatro pilares da administração: gestão financeira, organização, estratégia e comportamento. O resultado levará ao enquadramento em um dos quatro perfis dominantes entre os microempreendedores: Malabarista, Realizador, Autônomo e Arrojado.

A partir dessa identificação, ele é convidado a seguir uma “trilha” de conhecimento, navegando por conteúdos sob medida para seu perfil. Dessa forma, cada um dos perfis terá acesso aos materiais indicados para suas necessidades enquanto gestor. Faça o teste e descubra qual é o seu perfil.

Perfis

A pesquisa da Serasa revela que 37% dos microempresários e MEIs são Malabaristas (empreendedor acidental). A média da idade das empresas dos Malabaristas é de 11 anos. Estão dentro deste perfil pessoas que não planejaram se tornar empreendedoras, mas podem ter sido levadas por habilidade ou hobby ou por terem assumido negócios de terceiros. É o perfil com maior participação de mulheres (34%).

A maioria possui microempresa. Esses empresários também se caracterizam pelo otimismo ao enfrentar dificuldades. São receosos quando o assunto é o uso da tecnologia e procuram correr poucos riscos, inclusive na busca por crédito, procurando taxas e prazos melhores. Para os microempreendedores enquadrados aqui, a motivação reside na qualidade da entrega do serviço/produto. Para atender bem, sacrificam o tempo e até relaxam nas outras atividades do dia a dia. O desafio é terminar o mês no azul e começar o outro um pouco melhor.

Os Realizadores (empreendedor graduado) respondem por 25% dos microempreendedores. Os microempresários e MEIs aqui representados também são os mais escolarizados, com 71% com curso superior completo. Se enquadram neste grupo pessoas que abriram seus negócios após pesquisarem as áreas de atuação. Buscam novidades para crescer sempre com muito estudo (cursos e pesquisas) e cautela. Admitem correr riscos de forma moderada, o que se aplica também à busca por crédito. A motivação do Realizador é buscar diferenciais para o negócio, o que lhe traz grande realização pessoal. O objetivo desse tipo de microempreendedor é crescer de forma estruturada e sustentável.

Os Autônomos (empreendedor só no papel) são 23% do total da amostra. Os Autônomos não se consideram empreendedores. Encaram a formalidade como uma necessidade de trabalho tanto para prestar serviços como Pessoa Jurídica como para emitir nota de prestação de serviços informais. Investir no negócio não é uma prioridade. Correm poucos riscos quando precisam de financiamento e preferem procurar grandes bancos com os quais já tenham alguma relação. O objetivo principal é manter seus clientes e garantir a renda mensal.

Os Arrojados (empreendedor nato) representam 15% dos microempreendedores. Dentro deste perfil estão profissionais que sempre quiserem ter o próprio negócio. Trata-se do perfil que mais investe na empresa, apostando, inclusive, em programas financeiros customizados. Os Arrojados têm o cuidado de separar finanças pessoais das finanças da empresa. Costumam traçar estratégias e mantêm o foco para alcançá-las. As frustrações, acumuladas em parte pelo seu jeito destemido de agir, o tornaram melhor preparados ao longo do tempo. O sucesso financeiro é sua motivação e, para alcançá-lo, sempre trabalham com um plano B. O objetivo do Arrojado é ser um grande empresário de sucesso.

Visão demográfica e comportamental da pesquisa

A pesquisa inédita Perfil Nacional do Empreendedor da Serasa Experian feita com 448 microempreendedores no país, entre julho e agosto de 2017, apresentou as principais características demográficas e de comportamento desses grupos. De acordo com o levantamento, 72% dos respondentes são microempresários (ME) e 28% microempreendedores individuais (MEI). Entre os MEs, 66% atuam na área de serviços; 28% no comércio e 6% na indústria. Já entre os MEIs, 58% estão em serviços; 42% no comércio e 1% na indústria.

O levantamento apurou que o universo do microempreendedorismo no Brasil é majoritariamente masculino: 71% da amostragem é composta por homens. A escolaridade elevada também é outra característica marcante entre os MEs e MEIs: 61% possuem ensino superior completo, 31% cursaram o ensino médio completo e 8% o fundamental completo. “A alta escolaridade entre os MEIs chama a atenção na pesquisa ao compararmos com a realidade brasileira. Segundo dados do IBGE divulgados em dezembro do ano passado, apenas 15,3% da população possuem ensino superior completo”, salienta Loyola.

A idade média desses empresários é de 45 anos e 66% dos entrevistados estão gerindo o primeiro negócio, entre as mulheres esse número aumenta para 84%. O tempo médio de mercado desses empreendedores é de dez anos à frente dos negócios. Ainda segundo a pesquisa, 10% do total da amostra mantêm outra atividade profissional como empregado.

Esse tipo de empreendedorismo também se mostra uma atividade mais solitária: 55% do grupo afirmam tomar decisões de gestão sem a interferência de outras pessoas. Em termos geográficos, destaque para a região Sul que concentra 22% dos MEs e MEIs versus 14% da distribuição populacional estimada pelo IBGE. Já a região Sudeste concentra 48%; Nordeste 17% e o Centro-Oeste e Norte possuem 13% da amostra.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

9 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

13 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

15 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

1 dia ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

1 dia ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

1 dia ago