Categories: Notícias

Vint Cerf aponta tendências para internet em 2008

A internet passará por algumas transformações significativas em 2008. Mais usuários poderão acessá-la por meio de seus dispositivos móveis. Será possível observarmos novos e importantes aplicativos móveis sendo lançados durante o próximo ano. Além disso, o leilão realizado nos Estados Unidos, de um espectro de 700 MHz disponibilizado pelas transmissoras de televisão, também ocorrerá, e os resultados irão, quase que certamente, redefinir o acesso sem fio à internet nos próximos anos.

Aumentará a atenção voltada aos aplicativos utilizando informações indexadas geograficamente. Alguns deles empregarão fotografias tiradas por satélites e outros utilizarão mapas online. Ficará cada vez mais óbvio que os dispositivos móveis terão um papel fundamental como aplicativos de informações que podem ser levados com os usuários o tempo todo.

A ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, instituição responsável por organizar os domínios e endereços na rede mundial) solicitará propostas para novos domínios de primeiro nível, que possam ser expressos em scripts ou outros caracteres, que não o latim. Também se espera que haverá propostas para domínios de primeira linha para códigos genéricos e específicos de países para quem fala os idiomas árabe, grego, russo, japonês, chinês, coreano, hindu e muitos outros.

Os provedores de aplicativos para a internet irão pressionar os provedores de serviços de internet (ISPs) para que estes comecem a oferecer serviços compatíveis com o padrão IPv6. Novos domínios serão incluídos no arquivo da zona de origem do DNS (Domain Name System, utilizado como “tradutor” entre endereços IP e nomes de domínios), com ambos endereços: IPv6 e IPv4. O tão comentado esgotamento do espaço do endereço IPv4 já está próximo de acontecer. 

*Vint Cerf é evangelista-chefe do Google

Continuação (Página 2)

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

15 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

18 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

20 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago