Notícias

Uso responsável de inteligência artificial ainda é baixo nas organizações

Inteligência artificial não é uma tecnologia prosaica. Mais do que implantá-la, as empresas precisam fazê-lo de modo consciente, o que o BCG GAMMA, unidade do BCG focada em advanced analytics e IA, chama de inteligência artificial responsável (ou RAI, na sigla em inglês). No entanto um estudo global recente da empresa mostra que 55% dos entrevistados superestimam a maturidade de seus programas internos.

Foram coletados dados de executivos seniores em mais de mil grandes organizações em todas as regiões do globo. A avaliação leva em conta estruturas, processos e ferramentas que ajudam as organizações a garantir que sistemas de IA promovam bem-estar e transformem os negócios. O estudo também descobriu que a minoria das empresas que relataram usar IA em escala possui uma implementação de RAI madura.

A pesquisa aponta quatro estágios distintos de maturidade de RAI entre organizações: atrasado (14%), em desenvolvimento (34%), avançado (31%) e líder (21%). Cada nível reflete o progresso na abordagem das sete dimensões geralmente aceitas de inteligência artificial responsável, como justiça e equidade, governança de dados e privacidade e integração humana e IA.

Steven Mills, diretor de ética do BCG GAMMA e coautor do estudo, diz que as organizações estão progredindo, mas os esforços por um uso responsável de IA ainda estão aquém do necessário. “Os resultados foram surpreendentes, pois muitas organizações estão excessivamente otimistas sobre a maturidade da implementação de IA responsável em suas bases”, diz o executivo, em comunicado.

Motivações financeiras primeiro

Segundo a BCG, o estudo descobriu que as empresas não buscam RAI para mitigar riscos potenciais, apesar da preocupação dos executivos C-Level e dos conselhos de administração com problemas em sistemas de IA. Para a maioria deles a RAI é uma oportunidade de obter benefícios comerciais.

Outra descoberta da pesquisa é que programas de inteligência artificial responsável em organizações no estágio de liderança de maturidade tem um indivíduo e um comitê que orientam a estratégia. Europa e América do Norte, em geral, possuem maior maturidade, enquanto a América do Sul é a pior colocada entre as regiões.

Mais detalhes da pesquisa (em inglês) podem ser acessados nesse link.

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

5 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

6 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

7 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

7 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

9 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

10 horas ago