Notícias

Grupo propõe rotas mais seguras para a internet

O Centro de Informação Ásia-Pacífico (APNIC) procura promover seu projeto de certificação, que estabelece uma infra-estrutura comum entre fontes de internet seguras, para provedores de serviços e empresas de telecom da região.

A APNIC afirma que a maioria das redes de relacionamento, baseadas em um sistemas de confiança mútua, não são seguras. Podem ser suscetíveis a uma grande variedade de ataques tais como a injeção de informações falsas no sistema.

Essas redes também podem ser afetadas por eventos não maliciosos como problemas de rota. A queda do You Tube em fevereiro deste ano poderia ser evitada se houvesse uma rota segura entre recursos de internet confiáveis, de acordo com a APNIC.

O sistema é baseado em certificados digitais com um formato que incorpora diversos recursos da internet, tais como, bloqueio de endereço IPv4 e IPv6 e sistemas numerais autônomos (SA).

Usando chave de certificados públicas, por meio de infra-estrutura de chave pública (PKI), os donos dos recursos fazem a criptografia ou criam instruções de rotas com uma chave privada que apenas pode ser desencriptografada ou aberta com uma chave pública correspondente.

“APNIC vê os recursos de certificação como algo importante para ajudar a indústria de internet da Ásia Pacífico a manter a integridade das transações em rede”, disse Geoff Huston, cientista-chefe da APNIC.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

18 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

21 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

23 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago