Categories: Notícias

TV por Assinatura tem 155 mil novos assinantes

Com 155.424 novos assinantes em janeiro, o Brasil encerrou o primeiro mês de 2011 com 9,92 milhões de domicílios atendidos com TV por assinatura. O crescimento observado no primeiro mês deste ano representa uma evolução de 1,6% em relação à base de assinantes do mês de dezembro de 2010. Nos últimos 12 meses, o setor acumulou crescimento de 30,2%. As informações são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na comunidade de TI e telecom? Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba, todos os dias, os destaques em sua caixa de e-mail

Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (3,3 pessoas), os Serviços de TV por Assinatura alcançaram mais de 32,8 milhões de brasileiros.

Os serviços de TV por assinatura são prestados através de sinais codificados por diferentes tecnologias: por meios físicos (Cabo – TVC), por microondas (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais – MMDS) e por satélite (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite – DTH).

Em janeiro de 2011, os serviços prestados via satélite cresceram 3,13% ante uma evolução de 4,63% no mês anterior. O número de assinantes que recebe os serviços via cabo cresceu 0,48% em janeiro. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 2,78% de sua base de assinantes no mesmo período. Como consequência da contínua expansão dos serviços de DTH, em janeiro houve nova ampliação da participação dos serviços prestados via satélite no mercado de TV por assinatura: em janeiro deste ano, a participação do DTH atingiu 46,5% da base e os serviços a cabo passaram a atender 50,4% dos assinantes.

Os serviços de TV por Assinatura estavam presentes em 17 de cada cem domicílios no país, de acordo com estimativas desta Agência, a partir das informações de número de domicílios divulgadas pelo IBGE 3. A Região Sudeste apresentou densidade próxima a 25% de domicílios com TV por Assinatura. O Distrito Federal e os estados de São Paulo e Rio de Janeiro destacam-se em termos de densidade dos serviços: no Distrito Federal, para cada 100 domicílios 33,1 possuíam TV paga em janeiro. São Paulo e Rio de Janeiro registraram, respectivamente, 30,0 e 27,7 domicílios com TV por Assinatura para cada 100 domicílios contabilizados pelo IBGE.

O Brasil possui hoje 16.701.795 domicílios com infraestrutura disponível para a prestação de serviços de TV a cabo. São domicílios “cabeados” (Home Passed). Como foram registrados, em janeiro de 2011, 5.004.059 domicílios com serviços ativos de TV a cabo, conclui-se que um em cada três domicílios com infraestrutura disponível possui serviço com essa tecnologia – o que revela o seu potencial de expansão.

Saiba mais:

Defeitos e cobrança indevida lideram reclamações à Anatel

 ð        Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/IT_Web e fique por dentro das principais notícias de TI e telecom.  

 

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

16 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

20 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

22 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago