Categories: Notícias

Toyota apresenta Concept-i com Inteligência Artificial

Anunciado na CES, feira internacional de tecnologia, que acontece até o dia oito deste mês em Las Vegas (EUA), o Concept-i, da Toyota, traz o conceito inovador que, segundo a montadora, demonstra sua visão de futuro, ou seja, “os veículos devem priorizar as pessoas”.

Para entender melhor, a Toyota explica que o Concept-i foi criado em torno da filosofia do “calor cinético”, uma teoria que prega que a tecnologia de mobilidade deve ser acolhedora e, acima de tudo, divertida. O veículo foi desenhado pela Calty Design Research, aliado à tecnologia de usabilidade desenvolvida pelo Innovation Hub, em São Francisco (EUA) – laboratórios de desenvolvimento de tecnologia da Toyota, localizados na Califórnia (EUA).

Como resultado, o carro conceito foi criado com foco na construção de uma experiência de usuário imersiva. Além disso, o Concept-i traz um avançado sistema de Inteligência Artificial (IA) que antecipa as necessidades dos motoristas.

“Na Toyota, reconhecemos que a questão em relação aos veículos do futuro não é se eles serão ou não equipados com tecnologias automatizadas ou conectadas”, diz Bob Carter, vice-presidente sênior de operações automotivas da Toyota. “Para nós, o futuro é sobre a experiência das pessoas que se envolvem com esses veículos. Com o Concept-i e o poder da Inteligência Artificial, acreditamos que o carro do futuro poderá interagir com a vida do motorista.”

Relação veículo e motorista

O coração do Concept-i é uma Inteligência Artificial (IA) poderosa, que aprende com o motorista e constrói um relacionamento com ele. Mais do que apenas seguir padrões de caminhos e horários, o carro foi projetado para aprender com as emoções dos passageiros, mapeando os melhores caminhos por onde o motorista viaja. Essa combinação dá ao Concept-i uma capacidade excepcional de melhorar a qualidade de vida de seus usuários.

Além disso, o conceito traz uma avançada tecnologia de direção autônoma que, aliada à IA, melhora a segurança da condução – combinando estímulos visuais e táticos que diminuem o tempo de resposta do veículo. Os motoristas terão as opções de direção automática ou manual, de acordo com suas preferências, ao mesmo tempo em que o Concept-i monitora continuamente a atenção do motorista e as condições da estrada. O objetivo do novo veículo é auxiliar o motorista a trafegar em condições cada vez menos perigosas.

Tecnologia mais humana

Para garantir que a tecnologia permaneça acolhedora e acessível, os designers do laboratório Calty construíram o Concept-i de dentro para fora, pensando primeiro na interface do usuário, a IA apelidada de “Yui”.

Yui foi desenhada para se relacionar com diferentes culturas ao redor do globo. O painel central é o foco de Yui dentro do veículo, mas seu interior com linhas fluídas que abraçam todos os ocupantes também foi projetado para aumentar a capacidade de comunicação da Inteligência Artificial. Yui usa luz, sons e até o toque para se comunicar com todos a bordo.

Na verdade, o Concept-i tenta evitar mostrar seus avisos e informações apenas na tela principal do console central. A comunicação do motorista com Yui é feita por meio de luzes coloridas e pequenas projeções, que são posicionadas de acordo com a mensagem que está sendo passada. Luzes acenderão na coluna lateral para chamar a atenção do motorista, se outro veículo estiver no ponto cego do retrovisor, por exemplo. Essa nova tecnologia ajudará o motorista a manter sua total atenção na estrada.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

12 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

15 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

18 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago