Categories: Notícias

Telefônica muda liderança global em reestruturação

Reduzir custos e dar mais agilidade à tomada de decisão. Esses são os dois principais motivos apontados para uma grande reestruturação anunciada nesta quarta-feira (26/02) pela espanhola Telefônica em âmbito global. Em vez da divisão tradicional Telefônica Europa, América Latina e Digital, os países passam a ter peso maior. Assim, a nova divisão da empresa passa a ser Telefônica Espanha, Telefônica Alemanha, Telefônica Reino Unido e Telefônica Brasil, os quatro maiores mercados da telco no mundo, além da operação América Latina, que rodará sem contabilizar o mercado brasileiro.

Com a movimentação, foi criado também um Comitê Executivo do grupo que ficará responsável pela tomada de decisões estratégicas. Esse comitê será formado pelos principais executivos da companhia nesses principais mercados. O organograma divulgado pela empresa aponta Paulo César Teixeira como líder da subsidiária brasileira, e é ele o representante do Brasil neste Comitê. Ele ocupa a posição de diretor geral e executivo desde setembro de 2011. Antes disso, o executivo ocupava a vice-presidência executiva de operações da Vivo, onde construiu sua carreira após passagens em outras empresas de telecomunicações.

A assessoria de imprensa da companhia no Brasil refutou qualquer mudança “prática” na estrutura brasileira, tratando-se apenas de reestruturação administrativa global. ?A Telefônica Brasil informa que as mudanças organizacionais anunciadas no dia de hoje em Madrid não irão alterar a estrutura da operação local, mantendo-se os executivos Antonio Carlos Valente e Paulo Cesar Teixeira respectivamente como presidente e diretor-geral da organização?, diz a nota da empresa.

De olho na conversão de sua operação para uma telco digital, a companhia anunciou ainda a criação de dois cargos globais: Chief Commercial Digital Officer (CCDO) e Chief Global Resources Officer (CGRO). O CGRO terá como missão reduzir custos na ordem de 1,5 bilhão de euros nos próximos três anos. Ambos responderão para o Chief Operation Officer (COO) global, assim como os CEOs de cada uma das cinco unidades de negócio.

 

*Notícia atualizada às 15h56 para correção nos cargos dos executivos.

* Notícia atualizada às 18h30 para adição de comunicado oficial da Telefônica.

Recent Posts

KPMG: 3 desafios (e oportunidades) de cibersegurança para empresas de TI, mídia e telecom

A consultoria multinacional KPMG publicou recentemente um relatório que traz considerações, desafios e oportunidades para…

2 horas ago

Amazon e Austrália investirão US$ 1,3 bilhão em infraestrutura de dados confidenciais

A Amazon e o governo australiano anunciaram uma parceria estratégica para desenvolver um avançado sistema…

3 horas ago

X: União Europeia adverte plataforma de Elon Musk por conteúdo perigoso

A União Europeia está se preparando para emitir uma advertência formal à plataforma de mídia…

3 horas ago

Diretora da Secom defende referencial regulatório para o setor de tecnologia com IA

Os desafios trazidos pela regulamentação da inteligência artificial (IA) no Brasil podem exigir a criação…

4 horas ago

Dois casos de uso: rompendo silos de dados para alcançar visão 360º dos negócios

Equipes de TI de grandes organizações gerenciam múltiplos sistemas, incluindo plataformas CRM, sistemas de gestão…

5 horas ago

EXCLUSIVA: Mercado brasileiro inspira ACI Worldwide e RS2 em parceria de novo produto

A ACI Worldwide e a RS2 fizeram uma parceria para criar uma solução única para…

21 horas ago