Categories: Notícias

Tapscott: para sobreviver, empresas precisam compartilhar

“As melhores idéias para seu negócio podem estar fora dos limites de sua companhia.” Com essa frase, o CEO da consultoria New Paradigm, Don Tapscott, abriu o IT Conference, evento anual realizado pela IT Mídia que acontece entre hoje e amanhã (27 e 28 de junho), no WTC Hotel, em São Paulo (SP). A afirmação resume o conceito de colaboração que permeia a web 2.0 e envolve a atuação em sistema peer-to-peer, o trabalho com o que ele chama de prosumers (neologismo a partir das palavras producers e consumers, ou seja, consumidores que também produzem) e o compartilhamento de propriedade intelectual.

“Não é necessário que a empresa compartilhe tudo, mas pelo menos parte de suas propriedades”, defende ele, que reuniu as idéias sobre a economia colaborativa em seu 11o e mais recente livro, “Wikinomics”, que teve a versão em português – a primeira em outra língua – lançada oficialmente durante o IT Conference.

Durante a apresentação da manhã de hoje, Tapscott também destacou que essa é a primeira vez na história da humanidade em que os mais velhos, representados pela geração de baby-boomers (nascidos entre 1946 e 1975) podem realmente aprender com os mais jovens, ou seja, pessoas entre 13 e 29 anos – que ele chama de “geração net” por serem pessoas que nasceram e cresceram junto com a web. “Essas pessoas pensam de maneira diferente e não enxergam mais o tempo de aprender, de se divertir e de colaborar como períodos separados do dia, elas fazem tudo ao mesmo tempo”, diz. Ele alerta que as empresas precisam compreender esse novo modo de fazer e de pensar, porque esse será o modelo de pensamento do futuro da comunicação, dos governos e da economia.

O consultor afirma ainda que um dos principais desafios para que as empresas ingressem nesse mundo de colaboração e de compartilhamento de idéias é a integração das novidades com o legado da empresa. “Deus criou o mundo em seis dias, mas ele não tinha uma base instalada”, brincou ele para demonstrar o nível de complexidade dessa interação.

Acompanhe a cobertura completa do IT Conference aqui.

Recent Posts

Google, Sebrae, Itaú Unibanco e Tera lançam programa gratuito de IA para empreendedores

O empreendedor brasileiro já convive com a inteligência artificial (IA), mas ainda enfrenta o desafio…

4 minutos ago

Natura busca startups de beleza para programa de aceleração voltado à inovação e crescimento na América Latina

A Natura abriu as inscrições para a edição de 2026 do Natura Innovation Challenge, iniciativa…

56 minutos ago

Google Cloud anuncia programa de capacitação em IA e nuvem para 3 milhões de brasileiros

O Google Cloud anunciou a ampliação de sua meta de qualificação profissional no Brasil e…

2 horas ago

Com a IA, setor de saúde vive revolução que o marketing digital proporcionou há dez anos

por Eduardo Barros A transformação da inteligência artificial (IA) nos negócios lembra o que aconteceu…

3 horas ago

UE ordena que Meta reabra WhatsApp a chatbots rivais

A Comissão Europeia determinou que a Meta reestabeleça o acesso de assistentes de inteligência artificial…

18 horas ago

IPO da SpaceX chega ao mercado como aposta de US$ 1,75 trilhão em IA, não em foguetes

As negociações com as ações da SpaceX têm início nesta quinta-feira, 12, em uma oferta…

19 horas ago