Notícias

Tablets devem ultrapassar vendas de laptops em 2013, prevê IDC

Os envios globais de tablets deve superar os números de notebooks e netbooks neste ano e dos PCs em geral em 2015. As informações são da consultoria IDC (International Data Corporation), que publicou novo relatório nesta terça, 28/5.

De acordo com a previsão do IDC, os envios de tablets devem alcançar 229,3 milhões de unidades em 2013, crescimento de 58,7% em relação aos 144,5 milhões de envios registrados no ano passado. Com isso, aparelhos como iPad e Galaxy Tab superariam os envios de computadores portáteis, como notebooks e netbooks, que devem ver seus envios caírem de 200,9 milhões para 187,9 milhões de unidades em 2013.

“Os tablets superarem os computadores portáteis em 2013, e os PCs em geral em 2015, marca uma mudança significativa nas atitudes do consumidor sobre os aparelhos de computação e os aplicativos e ecossistemas que são usados neles. A IDC continua a acreditar que os PCs terão um papel importante nessa nova era da computação, especialmente entre usuários de empresas. Mas, para muitos consumidores, um tablet é uma solução simples e elegante para casos de uso principal que antes eram resolvidos pelo PC”, afirma o relatório da IDC.

Segundo a previsão da empresa, os envios de PCs em geral, incluindo desktops e laptops, devem cair de 349,2 milhões para 321,9 milhões de unidades no final de 2013.

Apesar de não fornecer números específicos do mercado de tablet se PCs para 2015, uma linha do tempo (veja abaixo) com previsões dos dois segmentos mostra os envios de iPads e afins superando os números dos computadores neste ano – ambos com envios acima das 300 milhões de unidades na época.

Tablets menores serão maioria

Outro dado interessante do relatório é apontar que os tablets menores, com telas de até 8 polegadas, como o iPad Mini, já devem ser maioria nesse mercado em 2013. Isso porque a previsão da empresa é que esse tablets pulem de 27% para 55% no final deste ano contra “apenas” 43% dos tablets com tela entre 8 e 11 polegadas, como o iPad padrão, que verão sua participação cair de 73% para 43% na temporada.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

15 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

18 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

20 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago