Startups ganham força com parceria da RTM em programa de aceleração

Buscando auxiliar o empreendedorismo e impulsionar a inovação no segmento financeiro da economia, a RTM – Rede de Telecomunicações para o mercado está participando do sexto ciclo de atividades do Darwin Starups, programa de aceleração de empresas, que está com inscrições abertas até o dia 10 de fevereiro. A ideia é selecionar startups das verticais de Telecom/TI, Fintech, Insurance ou BigData, que serão aceleradas por um período de quatro meses em São Paulo ou Florianópolis.

Tendo ajudado a acelerar 30 empresas, a RTM é parceira corporativa do programa Darwin Startups desde 2016, cujo o objetivo é atrair empreendedores que buscam resolver problemas reais, oferecendo aporte financeiro, facilidade de acesso ao mercado, capacitação, mentoria, ajuda em precificação e aspecto jurídico. Além do programa, a RTM mantém contato e dá mentoria para diversas startups, avaliando sempre a sinergia e a possibilidade de parceria com algumas empresas que possam oferecer soluções aos seus clientes.

O Diretor Geral da RTM, André Mello, ressalta que uma das principais vantagens da parceria da RTM com o programa Darwin para as empresas aceleradas são os mais de 500 clientes da Rede. “Se uma startup desenvolver um serviço que é do interesse de um de nossos clientes, provavelmente será do interesse de boa parte dos 500. Então, a possibilidade de ela oferecer o serviço é muito grande. Tentamos de todas as formas ajudar a startup a obter sucesso”, declarou.

Ao lado da RTM, também são parceiras do projeto a B3, a Neoway e a TransUnion.

Conecta RTM

A RTM criou, em agosto de 2016, o programa de inovação aberta Conecta, com o objetivo de ampliar e reforçar a conexão com o ecossistema tecnológico, interagindo com startups, empreendedores, universidades, espaços de coworking, incubadoras e aceleradoras, para colher como resultados novas soluções e ganho de eficiência ao mercado financeiro.

Algumas das inciativas são mentorias nas empresas aceleradas pela StartupFarm, a parceria com a Distrito Ventures, além do apoio a Acate – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, estimulando o relacionamento e associativismo das verticais de negócios Conectividade e Fintech.

Ainda em 2016, foi realizado aporte financeiro na BYNE, startup de Florianópolis, especializada em soluções de comunicação crítica, para oferecer aos clientes o rtm trade solution, plataforma integrada de comunicação e colaboração para mesas de operações financeiras e centros de decisão.

O programa Conecta deu origem ainda ao Desafio RTM, iniciado em fevereiro de 2017, para análise e mentoria de startups que tivessem soluções aplicáveis ao mercado financeiro e pudessem ser disponibilizadas na rede ou por cloud privada. Dos 53 projetos inscritos, duas chegaram à última etapa e se tornaram parceiras da RTM.

Atualmente, a RTM também promove diversos encontros sobre inovação ao longo do ano, como o Innovation Hour e a Conferência Blockchain, reunindo clientes e jovens empreendedores.

Em 2019, a RTM ampliará as ações do Conecta interagindo com o meio acadêmico através de universidades.

 

Recent Posts

Novos executivos da semana: Ericson, V.8Tech, Inetum e mais

O IT Forum apresenta, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e mudanças…

6 minutos ago

O próximo passo da IA no desenvolvimento de software

por Christian Souza Os agentes de codificação já deixaram de ser uma promessa distante para…

42 minutos ago

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

3 dias ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

3 dias ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

3 dias ago

CHG-MERIDIAN supera € 3 bi em contratos de leasing e registra lucro recorde em 2025

O Grupo CHG-MERIDIAN encerrou 2025 com resultados históricos, impulsionado pela expansão dos investimentos corporativos em…

3 dias ago