Tendências

Seis previsões para o mercado da automação e RPA em 2021

Ao final de 2019, bem antes da crise sanitária trazida pelo novo coronavírus, Guy Kirkwood previa que uma crise global ia acelerar a automação no mundo. O chief evangelist da UiPath jamais poderia imaginar a extensão e origem da crise, mas foi certeiro em sua avaliação preditiva para o RPA — um exercício sobre o qual o executivo se debruça a cada fim de ano, há pelo menos três anos consecutivos.

Meses depois, o estudo O Futuro do Trabalho: Um Enfoque na Pandemia, feito em maio de 2020 pela Forrester Consulting, sob encomenda da UiPath, ouvindo 160 lideranças de diferentes países, endossou o cenário. Ou seja, 50% das empresas consultadas pretendiam investir mais no uso de robôs digitais para a automação de processos em diferentes setores.

Leia também: 5 cases de sucesso de automação de processos

Kirkwood também previu tendências, hoje nítidas, como a combinação e reutilização de robôs de software, resultando em implantações mais previsíveis e dimensionamento mais eficaz, e a entrada de uma nova geração de colaboradores que impulsionaria ainda mais a tecnologia. Sobre este último ponto, outro estudo da UiPath, intitulado o Estado dos Desenvolvedores de RPA 2020 reafirmou o cenário. O levantamento ouviu 1.500 profissões de RPA em todo o mundo e mostrou que 70% dos profissionais de RPA consultados prevêm a contratação de mais desenvolvedores da tecnologia já no ano que vem.

Antecipando sua avaliação anual sobre a tecnologia, que será apresentada no próximo evento UiPath Reboot Work Festival, entre os dias 15 e 17 de dezembro, Guy Kirkwood listou seis principais previsões globais para a automação, o RPA e a inteligência artificial em 2021, no pós-pandemia.

O RPA será o novo ERP

Em 2021, a comunidade de integradores de sistemas globais (GSIs, em inglês) e empresas de consultoria baseada em auditoria irão encorajar e treinar milhares de trabalhadores para abraçar a automação. E os GSIs farão isso da mesma forma que fizeram com o software de planejamento de recursos empresariais (ou ERP) na década de 1990. Essas empresas reconhecem que a indústria da automação está preparada para um crescimento explosivo e enxergarão uma oportunidade muito real de vender estratégia de negócios e serviços de capacitação para ajudar seus clientes a colherem novos benefícios, exatamente como fizeram antes com o ERP.

Centros de Excelência (CoEs) serão Centros de Lucro

Essa previsão representa uma grande mudança: em 2021, as empresas começarão a ver que as operações de automação não apenas as ajudam a economizar dinheiro, mas podem servir como uma plataforma de geração de receita para criar novos fluxos de receita. “A UiPath já vislumbra isso com vários clientes”, diz Kirkwood.

Empresas e indústrias construirão pontes sobre ilhas de automação

A indústria deve voltar sua atenção para a resiliência do robô em 2021. Mais especificamente, os fornecedores de RPA terão que ajudar seus clientes a evitar a criação de ilhas separadas de operações de automação que podem se tornar disfuncionais, difíceis de manter e extremamente caras com o tempo.

Começaremos a contar com robôs em casa

Trabalhar remotamente está acelerando a transição do emprego de tempo integral para formas de trabalho mais flexíveis. A UiPath sempre teve a visão de “um robô para cada pessoa.” Em um futuro próximo, essa ideia se tornará realidade, quando cada pessoa terá seu próprio robô (ou assistente digital). O mercado de RPA se ajustará para dar suporte a essa mudança contínua para modelos de trabalho remoto.

A experiência do profissional se tornará tão importante quanto a experiência do cliente

Nos últimos anos, vimos um foco maior na experiência do cliente (CX), agora a tendência será a adoção de uma abordagem semelhante para a experiência do colaborador (EX). Por conta da pandemia, muitos profissionais estão cada vez mais ansiosos e preocupados com a recessão e o que ela significará para suas famílias. Todo o mercado de automação deve lidar com isso com operações e processos que ajudem a melhorar a experiência do colaborador, o que deverá ser fundamental para aumentar o engajamento e a produtividade.

RPA se tornará mais transformacional

Transformação digital é uma expressão recorrente nos negócios. Isso ocorre porque a maioria dos esforços de transformação digital em geral – e automação em particular – ainda é muito tática por natureza. Porém, 2021 será o ano em que as empresas começarão a fazer mudanças substanciais nos modelos operacionais em toda a linha. Ao fazer isso, começarão a realmente atingir o potencial da transformação digital.

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