Categories: Notícias

Segurança e colaboração: como resolver o dilema?

Com a colaboração, as empresas ganham eficiência e escala na solução de problemas e na inovação de processos e produtos. Mas para lançar mão de iniciativas colaborativas, as empresas precisam se abrir mais a clientes, comunidades de usuários e parceiros, conforme detalhou Dwayne Spradlin, CEO e presidente da InnoCentive, na palestra de abertura do IT Conference.

Mas essa nova postura afeta diretamente a área de segurança da informação, uma vez que a abertura pressupõe mais vulnerabilidade de informações e novas questões em relação à privacidade e patentes. De acordo com Leonardo Scudere, especialista em segurança de informação e professor da FAAP, que também se apresentou durante o evento realizado nesta quinta e sexta-feira, trata-se de um dilema: os riscos podem ser minimizados, mas não solucionados completamente. “Não posso me fechar totalmente, se não, a internet e a colaboração não fazem sentido”, afirma.

Ele alerta ainda para os riscos internos, ou seja, ataques e roubos de informação realizados por funcionários. “Não existe um perfil de crimonoso digital, como o ambiente computacional oferece a impressão de anonimato, qualquer um pode vir a cometer delitos. As motivações geralmente são problemas financeiros ou insatisfação com a empresa. “Existem casos em que os funcionários atacam a companhia para testar até onde eles podem ir”, comenta.

Outro problema está nas quadrilhas que cooptam funcionários a participar de esquemas fraudulentos. “Muitas vezes, essas pessoas se expõem demais em comunidades online e redes sociais e, por meio destas ferramentas, são identificadas pelos criminosos”, pondera Scudere. Por isso, ele considera que o cuidado com os recursos humanos deve ser tão grande quanto com a tecnologia aplicada na segurança da informação.

Acompanhe cobertura completa do IT Conference 2008.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

2 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

5 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

7 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

1 dia ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

1 dia ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

1 dia ago