Categories: Notícias

SAP muda modelo de gestão para ficar mais eficiente

A decisão de não renovar o contrato de Leo Apotheker, até então CEO global da SAP, não deve gerar grandes mudanças na estratégia da fabricante de softwares de gestão empresarial. Em teleconferência voltada para jornalistas nesta segunda-feira (08/02), Hasso Plattner, membro do conselho executivo da companhia e um dos fundadores da empresa, confirmou a adoção do modelo de gestão compartilha, onde Bill McDermott e Jim Hagemann Snabe serão co-CEOs.

Plattner, que dominou boa parte da apresentação, mesmo estando com os novos comandantes da companhia ao lado, ressaltou que foi uma decisão difícil, mas que a SAP tem histórico de gestão responsável. “A SAP se tornará uma companhia mais eficiente”, disparou o co-fundador.

Por diversos momentos, o executivo citou que a decisão do conselho tinha como objetivo também tornar a SAP uma companhia feliz. Ele chegou a ser questionado por jornalistas europeus e tentou corrigir dizendo: “somos uma companhia feliz, mas queremos ser mais felizes.”

Embora não tenha, nessas afirmações, remetido a Apotheker, isso gerou uma relação direta com o perfil do ex-CEO. Embora ele fosse bem quisto pelos times de vendas, o comportamento meio intransigente, como classificaram alguns analistas de mercado, pode ter pesado na decisão.

No exterior, falou-se também que a saída de Apotheker poderia estar relacionada à postergação no lançamento do Business ByDesign, a plataforma de software como serviço da empresa, mas Plattner negou qualquer relação. “Tivemos bons feedbacks de consumidores (sobre o ByDesigne). Não é certo dizer que não continuamos com o Leo pela demora no lançamento.” E, ao que tudo indica, se mantém a previsão de lançar o produto ainda neste ano.

O executivo demonstrou que não haverá muitas mudanças na trajetória traçada para a companhia, informando que terá grande foco em on-demand, cloud computing, margem e, sobretudo, inovação. “Temos que trabalhar dentro da realidade. Acredito que o conselho e a nova liderança continuarão com a estratégia de crescimento da companhia que inclui aceleração e execução.”

Sobre a gestão compartilhada, Plattner fez questão de dizer que não tratava-se de uma decisão de curto prazo e que, agora, ele tinha no comando pessoas focadas em clientes e em desenvolvimento, aludindo ao historio de McDermott (vendas) e Snabe (desenvolvimento de produto). O membro do conselho informou ainda que, no passado, ao adotar o mesmo modelo, a SAP teve os seus melhores momentos.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

3 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

6 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

9 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

1 dia ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

1 dia ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

1 dia ago