Categories: Notícias

Robô inteligente chega às faculdades do País

A interação de humanos com robôs, cena comum nos filmes de ficção científica, deve se tornar realidade em um futuro não tão distante. Cerca de 450 universidades em todo o mundo já utilizam o robô Nao, fabricado pela empresa francesa Aldebaran Robotics, em pesquisas acadêmicas. No Brasil, 15 instituições de ensino contam com a presença do humanoide.

O objetivo é preparar os robôs para que daqui a alguns anos eles possam contribuir com serviços especializados na área de saúde, como o acompanhamento de idosos e o auxílio de pessoas com deficiência mental ou motora.

“As crianças que tem autismo, por exemplo, geralmente sentem dificuldade de lidar com humanos, mas têm facilidade e reciprocidade em relação aos robôs. Este pode ser um dos casos que o Nao poderá ajudar”, afirma Marcelo Nunes, diretor de tecnologia da Vivacity, empresa que distribui os humanoides no Brasil.

No segmento de tecnologia, a utilização da inteligência artificial pode facilitar o desenvolvimento de programações com alto nível de complexidade.

O Nao é um simpático robô de 57 centímetros de altura, dotado de inteligência artificial. Ele já vem de fábrica com funções básicas, como andar e realizar movimentos do corpo, braços e pernas. Reproduz ainda palavras através do comando de voz possibilitado pelo teclado.

O desafio dos pesquisadores é habilitar o humanoide para a interação com as pessoas. Para isso, o objetivo principal é conseguir que ele se comporte da mesma forma que um humano.

A professora Roseli Francelin e seu aluno de mestrado Fernando Zuher, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, trabalham em um projeto para desenvolver no robô a capacidade de reconhecer ordens e imitar movimentos de seres humanos a partir de gestos.

O sensor de movimentos Kinect, desenvolvido pela Microsoft para o videogame Xbox, (que permite interação dos usuários com o jogos) e é uma importante ferramenta que auxilia os pesquisadores a implantarem movimentos humanos no robô.
“O trabalho já permitiu que uma pessoa, por meio de suas mãos, ordene o robô a andar (da mesma forma que um humano) para frente e para trás e virar para ambos os lados. O ato de sentar e levantar e a expressão de alguns gestos também foram realizados”, escreve Zuher em sua tese de mestrado.

Robocup

A Robocup é uma competição mundial que prevê estimular as pesquisas em robótica, uma vez que coloca à prova os avanços de controle e movimentação desenvolvidos nos robôs por pesquisadores de todo o mundo.

O evento foi criado em 1997 com o objetivo de montar uma equipe de robôs capaz de jogar contra a seleção de futebol campeã da Copa do Mundo de 2050.

“As universidades brasileiras também vão disputar o campeonato. O futebol é um dos esportes mais completos para testar as habilidades “ensinadas” aos humanoides. Eles precisam apresentar, além dos movimentos básicos, noção de distância e força do chute, além da interação com outros robôs”, destaca Nunes, da Vivacity.

O evento deste ano acontece em junho, na Holanda. A próxima edição, de 2014, será sediada pelo Brasil. “O campeonato vai acontecer ao mesmo tempo que a Copa do Mundo”, diz Nunes.

 

Recent Posts

Unico processa Serasa Experian por suposto uso indevido de tecnologia de biometria facial

A Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital e biometria facial, ingressou com ações nas…

12 horas ago

Salesforce leva Agentforce à Copa do Mundo de 2026

A Salesforce anunciou parceria com a FIFA como apoiadora oficial da Copa do Mundo de…

13 horas ago

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

14 horas ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

14 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

16 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

17 horas ago