Categories: Notícias

Reclamações na Anatel aumentam mais de 40% em 2015

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou o total de 4,09 milhões de reclamações de usuários em 2015, um aumento de 43,5% com relação ao ano anterior.
Parte do motivo para o resultado se deve à ampliação dos canais de atendimento e consequente facilidade que o consumidor encontrou para registrar reclamações, de acordo com avaliação da Superintendência de Relações com os Consumidores da Agência. Além disso, o crescimento no número pode ser atribuído ao aumento real da demanda por reclamações.
Para se ter uma ideia, 1,4 milhão desse total foi realizado por meio de canais da agência disponíveis na internet – volume esse que representa um aumento de mais de 90% em relação a 2014, quando o número de registros foi de 737,6 mil.
“O consumidor procurou mais a Anatel em 2015. E verificamos que a falta de transparência nas ofertas das prestadoras está por trás de grande parte das reclamações, especialmente no celular pós-pago”, afirmou Elisa Leonel, superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel. “Em muitos casos, o consumidor não consegue entender as características do serviço que está comprando e as complexas regras de cobrança e fidelização, por exemplo”, completa.

Reclamações
De acordo com levantamento da Agência, o setor de telecomunicações encerrou o ano com mais de 360 milhões de acessos em serviço. Em média, foram registradas na Anatel 0,93 reclamações por mês para cada 1 mil acessos em serviço durante o ano de 2015. Em 2014, a medida – conhecida como Índice de Reclamações – teve o valor médio de 0,65.
O serviço que mais contribuiu para o aumento durante o ano passado foi o celular pós-pago, com cerca de 1,2 milhão de reclamações – 415 mil a mais que no exercício anterior. Em termos proporcionais, o maior crescimento de reclamações foi o relativo à TV por assinatura, cujo volume aumentou em 83%.
De acordo com Elisa, nos serviços de telefonia e banda larga fixa “destacam-se as reclamações sobre o mau funcionamento do serviço e, especialmente, sobre os casos em que consumidores não conseguem que a prestadora resolva seus problemas técnicos”.

Recent Posts

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

1 hora ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

1 hora ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

3 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

4 horas ago

Copa do Mundo 2026 vira laboratório global para IA, dados e infraestrutura digital

Desde o início do ano, a redação acompanha como a Copa do Mundo 2026 extrapola…

4 horas ago

NiCE cria hub de pesquisa para acelerar adoção de IA agêntica nas empresas

A NiCE anunciou a criação do NiCE Labs, um laboratório voltado ao desenvolvimento e à…

5 horas ago