Categories: Notícias

Razer Barracuda: Som de primeira para jogos e jogadores

Introdução

A Razer tem se especializado em produzir equipamentos para jogadores avançados ou profissionais. Desde mouses e mousepads com sofisticações que talvez só os jogadores mais vorazes vão usufruir até teclados como o

Razer Tarântula recém avaliado aqui no site, a Razer tem se destacado nesse mercado que, apesar de muito popular, tem poucos produtos voltados ao jogador de alto nível. É claro que existem vários produtos de várias marcas para jogadores em geral, mas a Razer não só se posiciona em um nível mais profissional que as demais marcas como também é líder desse setor tão disputado.

Som é algo fundamental para a imersão do jogador no ambiente do jogo, por isso boa parte das experiências vividas em jogos no PC (ou consoles) tem relação muito direta com a qualidade do áudio e a forma como ele é processado, envolvendo técnicas de posicionamento 3D, algoritmos matemáticos de ambientação e bibliotecas de efeitos bem sofisticadas. O EAX da Creative, o Sensaura e as bibliotecas de áudio do DirectX são exemplos de padrões de posicionamento espacial de áudio muito usados atualmente.

Primeiro vamos esclarecer o que é o “sistema” Barracuda. Estamos falando aqui de dois produtos independentes que formam um único conjunto se forem combinados: o Barracuda AC-1 é uma placa de som muito interessante, e o Barracuda HP-1 é um poderoso headfone surround feito para “casar” com o Barracuda AC-1 através de uma conexão proprietária, embora ambos, tanto o HP-1 quanto o AC-1, possam ser usados de forma independente usando os cabos com as conexões convencionais que estão inclusos no kit.

Essa conexão proprietária é chamada de Interface Razer HD-DAI (Razer High Definition-Dedicated Audio Interface) e somente com ela o sistema integrado terá toda sua funcionalidade aproveitada no headfone. Empresas como a Creative posicionam suas placas de som no mercado baseando-se em uma teórica maior fidelidade de áudio, algo discutível visto que com a introdução do HDA nos sistemas onboard é muito difícil justificar para usuários comuns a opção por uma placa de som dedicada. A Razer optou por um caminho diferente ao propor o Barracuda, pois o produto, incluindo seu driver, foi desenvolvido buscando atender as necessidades especificas dos jogadores. Isso não significa que a placa de som ou o headfone não servem para ouvir músicas ou filmes, é claro que servem, mas não é o foco principal do produto e não deve ser avaliado dessa forma. É para jogos e jogadores, esse é o foco!

Vamos analisar isoladamente os dois produtos que compõe o Razer Barracuda Integrated Audio System, primeiro a placa de som Barracuda AC-1:

Page: 1 2 3 4 5 6

Recent Posts

Google, Sebrae, Itaú Unibanco e Tera lançam programa gratuito de IA para empreendedores

O empreendedor brasileiro já convive com a inteligência artificial (IA), mas ainda enfrenta o desafio…

12 minutos ago

Natura busca startups de beleza para programa de aceleração voltado à inovação e crescimento na América Latina

A Natura abriu as inscrições para a edição de 2026 do Natura Innovation Challenge, iniciativa…

1 hora ago

Google Cloud anuncia programa de capacitação em IA e nuvem para 3 milhões de brasileiros

O Google Cloud anunciou a ampliação de sua meta de qualificação profissional no Brasil e…

3 horas ago

Com a IA, setor de saúde vive revolução que o marketing digital proporcionou há dez anos

por Eduardo Barros A transformação da inteligência artificial (IA) nos negócios lembra o que aconteceu…

3 horas ago

UE ordena que Meta reabra WhatsApp a chatbots rivais

A Comissão Europeia determinou que a Meta reestabeleça o acesso de assistentes de inteligência artificial…

18 horas ago

IPO da SpaceX chega ao mercado como aposta de US$ 1,75 trilhão em IA, não em foguetes

As negociações com as ações da SpaceX têm início nesta quinta-feira, 12, em uma oferta…

19 horas ago