Categories: Notícias

Quase metade dos usuários é alvo de softwares maliciosos

Quase metade dos usuários (45%) de internet foi alvo de softwares maliciosos no último ano, sendo que 81% desses ataques resultam em algum impacto negativo para a vítima ou para o dispositivo afetado, e 33% deles causam perdas financeiras. Isso é o que aponta um estudo realizado pela Kaspersky Lab em conjunto com a B2B Internacional.

A incidência de malware foi maior em computadores Windows: 83% dos usuários relataram ter sido afetados nos últimos 12 meses. Porém, os usuários de Android e Mac OS X não ficaram imunes: 13% e 6%, respectivamente, confirmaram infecções em seus dispositivos.

De acordo com 12% dos entrevistados, seus dispositivos foram infectados após uma visita a um site suspeito. Contaminação via pen drives de terceiros, outros dispositivos infectados e a instalação de aplicativos maliciosos disfarçados de programa legítimo também foram citados, cada um, por 8% dos usuários.

Além disso, 7% dos entrevistados disseram que seus dispositivos foram comprometidos depois de abrir um anexo de e-mail. A maior parte dos participantes da pesquisa (13%) não soube explicar como a infecção de seus dispositivos ocorreu.

Outro dado significante foi que quatro em cada cinco (81%) infecções causaram problemas para as vítimas. Em 35% dos casos, os usuários notaram uma queda no desempenho do computador; em 30% deles passaram a aparecer publicidade invasiva (por exemplo, direcionamento para sites indesejados); e em 20% foi descoberto programas não solicitados nos dispositivos afetados.
Dentre as consequências mais perigosas, notaram-se alterações nas configurações dos navegadores ou sistemas operacionais sem o conhecimento do usuário (17%), perda (10%) ou roubo (8%) de dados pessoais, publicações ou ‘curtidas’ não autorizadas em redes sociais (9%) e comprometimento das webcams (6%).
Além disso, 11% dos entrevistados contaram que pagaram aos criminosos para desbloquear seus dispositivos e outros 6% fizeram o mesmo para descriptografar arquivos pessoais depois de serem vítimas de ransomwares. No total, um terço (33%) dos usuários tiveram perdas financeiras em decorrência de infecções por malware.
Além de pagar resgates aos criminosos, as vítimas tiveram também despesas com a restauração de seus dispositivos ou dados, com software para eliminar os efeitos das infecções e alguns tiveram até que comprar um aparelho novo. Nos casos em que houve prejuízos financeiros, o custo médio dos ataques correspondeu a US$ 160.

Recent Posts

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

26 minutos ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

53 minutos ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

2 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

3 horas ago

Copa do Mundo 2026 vira laboratório global para IA, dados e infraestrutura digital

Desde o início do ano, a redação acompanha como a Copa do Mundo 2026 extrapola…

3 horas ago

NiCE cria hub de pesquisa para acelerar adoção de IA agêntica nas empresas

A NiCE anunciou a criação do NiCE Labs, um laboratório voltado ao desenvolvimento e à…

4 horas ago