Visibilidade de dados é vital para estratégias de segurança

O vice-presidente de área América Latina da Elastic, Jun Endo, explica como a visibilidade de dados impacta a segurança e de que forma a companhia tem ajudado seus clientes.

10:19 am - 23 de março de 2022
elastic

Em um mundo com ambientes cada vez mais digitalizados, não é novidade que a cibersegurança esteja no topo das prioridades da grande maioria das empresas. E quando se fala em estratégias de segurança, a visibilidade de dados tem um papel crítico em sua definição. Diante da explosão dos dispositivos conectados e da impossibilidade de definir limites claros para os perímetros dessas empresas, contar com soluções que garantam a visibilidade sobre todos os ativos de dados é fundamental para prevenir e evitar ameaças. 

Desenvolver soluções que garantam essa visibilidade tem sido uma preocupação constante de empresas como a Elastic. Um exemplo é a Elastic Security, solução que permite às equipes de operações de segurança (SecOps) prevenir, detectar e responder a ameaças conhecidas e desconhecidas, além de oferecer uma visão holística de todas as SecOps combinando dois sistemas essenciais na proteção contra ciberataques, endpoint security e Information & Events Management System (SIEM), com o poder do Elasticsearch.

A demanda pelo monitoramento dos ativos de dados vem crescendo exponencialmente, acompanhando a aceleração dos processos de transformação digital das empresas e a digitalização da economia como um todo. A chamada jornada de transformação colocou a tecnologia no centro das estratégias e trouxe novos desafios de gerenciamento de dados e segurança.

Se os ambientes de TI se tornam mais complexos, crescem também as vulnerabilidades e a possibilidade de ameaças à segurança das empresas. Uma tendência deste momento do mercado tem sido o aumento da importância da área e dos profissionais de segurança – já que agora a TI é o próprio negócio – e a necessidade do uso de soluções de monitoramento mais abrangentes.

Seja pela complexidade das  aplicações modernas nativas em nuvem ou pela sofisticação das ameaças cibernéticas, as organizações estão constantemente sendo desafiadas a extrair valor dos dados com velocidade em escala e com relevância. 

Para atender às necessidades das empresas, a Elastic conta com três soluções baseadas em busca: Enterprise Search, Observability, e Security para ajudar as organizações a encontrar o que precisam mais rapidamente, manter aplicações de missão crítica funcionando sem problemas, e proteger contra ameaças cibernéticas.