Leandro de Paula, da Amazon, para líderes de TI: ‘não se distanciem dos problemas’
Leandro de Paula tem uma trajetória de quase uma década na Amazon.com. Atual diretor de Tecnologia para a América Latina, foi o primeiro funcionário de tecnologia da Amazon.com no Brasil e liderou momentos-chave da empresa no país. A expansão do varejo da empresa no mercado nacional e o lançamento do Amazon Prime no Brasil foram alguns deles.
Em agosto do ano passado, se mudou para Seattle, cidade sede da Amazon nos Estados Unidos. A partir de lá, é responsável por uma equipe de mais de 350 pessoas distribuídas em quatro países e lidera as iniciativas de tecnologia para expandir os negócios da Amazon.com na América Latina.
Sua posição de liderança, no entanto, não o afastou dos desafios cotidianos de seus times. E esse é também seu alerta para os líderes de tecnologia: não se distanciem dos problemas. “Não se distancie do problema. Não se distancie dos clientes. Não foque simplesmente em ter a solução, mas sem entender o problema do cliente”, pontuou, em conversa no podcast IT Forum Líderes.
“Muitas pessoas progridem na carreira e deixam as equipes e pessoas que reportam a ela resolvendo os problemas. Elas se distanciam e acabam se tornando gestoras hierarquicas. Com isso, a equipe acaba se distanciando, porque ela não consegue mais vender o propósito do que está sendo feito”.
Ao IT Forum, Leandro falou ainda sobre os atuais desafios da Amazon.com na região e sobre o estilo de atuação dos times de tecnologia da gigante do varejo. “Não usamos tecnologia simplesmente por usar”, contou. “Toda inovação é colada em problemas.”
Ouça: