Categories: Notícias

Perda de dinheiro não é o pior dos ataques virtuais

“Perdas diretas com fraudes somam US$137,1 milhões globalmente em 2004”, diz Beth Robertson, analista sênior e co-autora da pesquisa. “Os ataques permitem ainda obter dados pessoais dos compradores, mas não é comum que esse tipo de acesso ocasione em acesso não permitido a contas-corrente ou roubo de dinheiro.”

O perigo não estaria tanto em perdas tangíveis, mas nas intangíveis, como a queda da confiança do consumidor na internet e nas próprias instituições, segundo George Tubin, outro analista da empresa.

A TowerGroup também estima que o número desses ataques – como falsos sites imitando a página de um banco, ou uma grande rede varejista – pode triplicar no ano que vem, passando de 31 mil, em 2004, para mais de 86 mil em 2005, já que bancos e companhias cada vez menores serão vítimas disso.

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

15 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

18 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

20 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

2 dias ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

2 dias ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago