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O que a nova geração de trabalhadores quer?

Na medida em que as grandes fabricantes de TI brigam para atrair e reter novos talentos, elas deveriam dar um passo atrás e considerar como a nova geração é ao mesmo tempo similar e unicamente diferente dos baby boomers e da geração X.

Eles são similares quando se avalia que a experiência do profissional é o que direciona alguém a buscar por determinada empresa, mas eles são totalmente diferentes porque os millennials querem colaboração e um balanceamento maior entre vida pessoal e profissional como parte dessa experiência.
Vamos encarar a realidade: as empresas de TI assumiram que o que satisfazia os baby boomers e a geração X poderia engajar também os jovens de hoje. Mas a maioria deles vem para o trabalho de uma época diferente, onde existe uma relativa estabilidade social, política e econômica, de forma que os empregadores deveriam entender as expectativas dessa geração. Assim, o que fazer para manter esse jovem talento feliz dentro de uma empresa de TI?
Para responder a esse tipo de questão, não preciso ir além do mundo PwC. Recentemente, alguns jovens profissionais deixaram a companhia após trabalharem por poucos anos. Embora seja algo natural para essa geração, o que foi inesperado foi a perda de interesse pelo tradicional plano de carreira na área de serviços – que pede um intenso compromisso com o trabalho nos primeiros anos, trilhando um caminho para alçar o posto de sócio lá na frente. Por que isso está acontecendo? O que eles buscavam e não encontraram em nossa empresa?
Alguns podem dizer que a resposta é mais flexibilidade, que é um ponto fundamental para esses jovens, mas a definição deles para flexibilidade é totalmente diferente das gerações anteriores. Os millennials querem mudar os horários de trabalho, por exemplo. Essa geração está comprometida com produtividade como as anteriores, mas olham o trabalho como mais uma coisa e não um local.
Outros podem dizer também que eles querem tudo quando se compara com os colegas mais velhos que valorizam autonomia e realização. Mas esses jovens querem tudo mesmo?
Não responda isso tão rapidamente.
O “Próxima Geração: Estudo Global de Gerações”, um relatório produzido pela PwC, Universidade Southen California e London Business School constatou que os baby boomers e os integrantes da geração X dão mais importância para dinheiro, enquanto as novas gerações surpreendentemente até aceitam uma redução nos ganhos e uma promoção mais demorada se for para trabalhar na empresa dos sonhos, especialmente se esta tiver algum propósito social.
Os profissionais das gerações mais antigas preferem trabalhar sozinhos, enquanto os millennials preferem tarefas em grupo e colaboração, como já havia sinalizado outro trabalho da PwC chamado de “A experiência dos empregados conectados”. Não é surpresa constatar que os millennials estão à frente de programas como serviços comunitários e projetos de responsabilidade social corporativa. Esse tipo de atividade se encaixa perfeitamente nas aspirações dessa geração que busca conexões pessoais e tarefas em grupo.
Quando as pessoas dizem que os millennials querem tudo, isso significa que eles tentam buscar um balanceamento maior entre vida corporativa e pessoal e também querem uma redefinição do significado do trabalho. Eles compartilham padrões elevados de qualidade no trabalho, mas querem que esse padrão se reflita também na qualidade de vida.
Então, o que sua empresa precise para atrair e reter esses jovens?
– Crie uma cultura de flexibilidade no trabalho
A PwC constatou em seu estudo que 15% dos empregados do sexo masculino e 21% do feminino abririam mão de parte dos ganhos em troca de trabalhar algumas horas menos. Adotar políticas que promovam um balanceamento maior entre vida pessoal e trabalho, como permitir trabalho remoto e flexibilidade de horários sem precisar de avisos formais tem sido um componente importante no recrutamento e retenção de novos talentos.
– Invista em novas tecnologias
Não é surpresa para ninguém que os millennials se adaptam rapidamente a toda essa evolução tecnológica e que alguns preferem não trabalhar em empresas que não permitem o uso de mídias sociais durante as horas de trabalho. Essa geração quer ter no trabalho a mesma tecnologia que acessa fora e vice-versa. As companhias deveriam colocar entre as prioridades a oferta de ferramentas para colaboração, produtividade e flexibilidade.
– Ofereça coaching e tenha um diálogo aberto
Quem falou que a nova geração tem uma “manutenção” muito alta? Esses profissionais, na verdade, estão mais abertos aos feedbacks que seus colegas mais velhos. Eles adoram trabalhar em grupo, enfatizando o trabalho em equipe e fincando isso na cultura da empresa. Ofereça feedback pessoais e em tempo real, isso ajudará na evolução do profissional e também na permanência dele na empresa.

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