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O papel dos CIOs se modifica rapidamente
Por Redação
Passe à frente a mensagem: os diretores de TI estão trabalhando intensamente e finalmente recebem o reconhecimento como indispensáveis visionários de negócios. Seu papel na definição da estratégia da empresa marca uma notável mudança nas responsabilidades que estão literalmente redefinindo o que é um CIO. Esta foi a principal descoberta da mais recente pesquisa da Optimize, realizada com 575 profissionais seniores de tecnologia e de negócios.
Cada vez mais, os diretores de TI estão sendo convocados a ajudar líderes de negócios a tornarem suas companhias mais ágeis e centradas nos clientes. Contribuindo para esta tendência está a confiança em tecnologia e no departamento de TI, no sentido de que eles podem transformar agressivamente os negócios. Outros fatores cruciais incluem um diretor-executivo que ?obtenha resultados?, um CIO com habilidades bem-desenvolvidas para ser um confiável líder de negócios e um que dedique boa parte de seu tempo se comunicando com os clientes internos e externos. Apesar destes desenvolvimentos bastante encorajadores, a pesquisa também mostrou que as companhias e os CIOs ainda continuam a dedicar boa parte de sua atenção em como migrar da ?TI de manutenção? para a ?TI de inovação?.
Debatendo o papel dos CIOs
Cerca de um ano atrás, teve início um debate sobre o verdadeiro valor da TI, que, em grande parte, foi alimentado por questões sobre atualizações de plataforma ou aplicativos, a incerteza quanto à manutenção de tecnologias herdadas e o retorno de investimento. Enquanto isto, abordagens mais comoditizadas ou simplificadas para o fornecimento e a manutenção de tecnologias estão ganhando terreno ? por exemplo, software como serviço, tecnologias de código aberto e terceirização. No centro deste debate, alguns líderes de negócios começaram a questionar o valor do papel dos CIOs.
Ninguém acreditou que os responsáveis pela TI tivessem chegado ao ponto da obsolescência, mas alguns participantes questionaram se ele realmente fazia parte das conversações corporativas de alto nível sobre a administração da companhia. Nos estudos realizados nos últimos cinco anos, nota-se um aumento no número de diretores de TI se reportando a diretores-financeiros ? um sinal de que talvez a TI esteja começando a ser vista como uma central de custos que precisa ser administrada por escrupulosos líderes financeiros de alto nível.
Mas, apesar de alguns analistas de pesquisa, fabricantes, a mídia e até mesmo ?CXOs? continuarem a fomentar a história sobre um declínio da influência dos CIOs, os estudos da própria pesquisa da revista Optimize ? tanto o relatório anual Definindo o CIO como o estudo Efetividade dos CIOs ? continuam indicando que, apesar de os diretores de TI, assim como todos os gerentes de alto nível, enfrentarem desafios para permanecerem eficientes, sua influência não diminuiu nos últimos 12 meses. Na verdade, está ocorrendo o oposto.
Shaun Coyne, vice-presidente e diretor de TI da Toyota Financial Services, observa que a evolução do papel dos CIOs está sendo direcionada por uma estreita interação entre CIOs e gerentes de linha de negócios. ?Definitivamente, creio que o papel dos CIOs tem se modificado. A comunidade de usuários finais dentro da companhia tem se tornado muito mais capacitada com a tecnologia e está mais consciente de como a tecnologia pode ser utilizada como um patrimônio estratégico.?
Coyne afirma que a percepção também está se adequando à realidade de um modo positivo: à medida que mais diretores de TI passam a se dedicar a tarefas de negócios, o restante da organização está se beneficiando desta influência. ?Atualmente, grande parte da responsabilidade envolve colocar ferramentas automatizadas nas centrais de dados, a fim de eliminar a complexidade. O papel está definitivamente se modificando de desviar os custos para fora das centrais de dados para proporcionar vantagem estratégica?,descreve.
Em março passado, a Optimize perguntou a 575 profissionais seniores dos setores de tecnologia e de negócios como eles descreveriam a influência dos CIOs em sua companhia. Apenas 6% disseram que vêem esta influência em declínio. Entre o restante, 56% consideram que a influência está aumentando. Além disto, 78% acreditam que o CIO se tornará muito mais um líder de negócios dentro de um curto prazo. À medida que isto acontece, eles dizem, o CIO pedirão a ajuda de outros em sua esfera de influência para assumirem algumas das tarefas técnicas mais granulares, embora a vasta maioria acredite que ele permanecerá sendo o ponto central das principais decisões de tecnologia.
De acordo com Tony Scott, CIO da Walt Disney Co., o aumento da influência dos diretores de TI não é uma surpresa, com base no que ele tem verificado nos últimos anos. ?Certamente, percebo a expansão do papel dos CIOs, tanto por mim mesmo quanto por parte de toda a indústria?, relata Scott. ?Tudo em TI está vinculado com o centro de negócios.? A Disney está se apressando para vincular todas as partes de seu empreendimento e está colocando a tecnologia de negócios no front de seu imenso conglomerado de companhias. ?Todas as nossas unidades de negócios estão digitalizadas, a fim de possibilitar um aspecto central dos negócios?, esclarece Scott. Ele comenta que todos os executivos da Disney estão mais atentos à TI do que estavam há apenas cinco anos.
Outros concordam. ?Sempre precisamos dos CIOs para serem os líderes de tecnologia e de negócios ? estamos simplesmente deixando claro a respeito da necessidade de líderes de TI com ambos os conjuntos de habilidades?, avalia Steve Phillips,CIO na Avnet. ?Me preocupo pelo fato de que, às vezes, ficamos muito presos à ficção referente aos negócios e à TI, como se esses fossem dois diferentes grupos operacionais com diferentes objetivos. A realidade é que todos nós temos a mesma meta: tornar nossos negócios bem-sucedidos.?
O que está influenciando a migração em direção a mais responsabilidades de negócios e a maior liderança de negócios para os diretores de TI? No primeiro lugar da lista, está a necessidade dos clientes, seguida pela situação de negócios da companhia. As empresas seriam espertas se permanecessem adequadas ao ambiente de negócios em modificação.
O fato de que as responsabilidades dos CIOs vêm se modificando para envolver maior interação com os clientes ressalta o impacto corporativo da TI. Entre os diretores de TI, as principais oportunidades são de utilização de dados de clientes e de empresas para influenciar novos produtos e serviços a direcionarem o crescimento e, em segundo, para facilitar as inovações em toda a companhia.
Um outro sinal de que os diretores de TI estão dedicando mais tempo simplesmente a tudo o que se refere aos seus membros da diretoria é que o contato diário com o diretor-executivo está aumentando drasticamente, enquanto o contato semanal com os gerentes de linha de negócios aumentou cerca de 50% nos últimos dois anos. Isso é verdadeiro na China, como indicou um estudo conduzido naquele país.
O papel em modificação dos CIOs, invariavelmente, leva os especialistas da indústria a especular sobre o atual título de ?chief information officer?. À medida que mais CIOs causam impacto diretamente ? se não lideram ? em alguns dos mais importantes rituais de negócios das organizações, seu papel está se expandindo para além do enfoque na tecnologia administrativa. Embora a tecnologia ainda seja definitivamente importante, a influência nas operações e nos processos de negócios faz algumas pessoas acreditarem que o título deveria refletir melhor esta mudança. Na pesquisa, 88% dos respondentes disseram acreditar que o CIO está assumindo um papel diferente na organização em comparação com o tradicional e 32% também esperam que o atual título de CIO seja modificado para algo que reflita melhor as nuances do cargo.
No topo da lista de sugestões, duas idéias foram classificadas, com 29% cada uma: ?Algo como COO (chief operations officer ou diretor de operações)? e ?algo como CTEO (chief technical excellence officer ou diretor de excelência técnica)?. Esta divisão dos respondentes entre um título que está mais ligado à área de negócios e o outro, mais associado ao aspecto técnico do trabalho, ressalta que a comunidade de TI como um todo ainda vê as responsabilidades dos setores de negócios e de tecnologia inextrincavelmente vinculadas.
E quanto à sugestão do título de ?diretor de operações? para os CIOs da próxima geração? Obviamente, este título já existe, mas muitos acreditam que, à medida que o diretor de TI for incluído na diretoria de mais companhias e afetar as operações tão diretamente, as responsabilidades dos COOs e as dos CIOs irão se combinar. Ainda não se sabe qual departamento triunfará em seu potencial de convergência de responsabilidades, mas os observadores da indústria dizem que são a favor de o CIO assumir as tarefas dos COOs.
Outra sugestão que obteve alta classificação na lista de novos títulos para os CIOs, com 19%, foi algo como ?diretor de excelência de processos?. Durante alguns anos, os CIOs tiveram de supervisionar a melhoria de processos por meio da tecnologia e companhias como a General Motors estão se estabelecendo organizacionalmente para se adequar a isto. Em cada uma das unidades de tecnologia alinhadas com os negócios da GM, existem um ou mais diretores de informações de processos que se reportam ao CIO do grupo. ?Isto garante o impacto direto da TI nos processos de negócios e assegura que esses processos sejam otimizados por meio da tecnologia?, explica o vice-presidente global e CIO, Ralph Szygenda.
Muitos respondentes sugeriram que estas duas responsabilidades estão em curso de colisão. Mesmo se o próprio título não for modificado, alguns diretores de TI dizem que a mudança para um enfoque no impacto de processos e de negócios provavelmente fará com que as empresas pelo menos repensem no papel em questão. ?Vejo isso acontecer?, diz Scott, da Disney. ?Estamos mais focalizados em concluir nosso trabalho do que em mudar títulos. Mas posso ver isso acontecer?.
Desafios constantes
Um dos desafios mais duradouros para uma organização de TI vem sendo gerenciar os orçamentos, particularmente, aumentando a quantidade de dinheiro direcionado à inovação e ao crescimento. Nos últimos três anos do estudo, a quantidade de orçamentos de TI alocados para projetos de manutenção versus inovação permaneceu constante em uma proporção de 64% para 36%, o que mostra claramente que, apesar do desejo de investir mais em iniciativas relacionadas ao crescimento, as tecnologias herdadas continuam a canalizar a maior parte dos dólares ? e também a atenção dos CIOs. Os CIOs, por sua vez, afirmam que os projetos de manutenção de ERP, automação de equipes de vendas e outros direcionados ao âmbito das empresas ainda respondem por uma grande porcentagem, mas eles também vêem investimentos em tecnologias como SOA e software como serviço, associadas com um crescente uso de plataformas de código aberto.
Entre as tecnologias que as empresas apostam que contribuirão com a inovação estão a integração de aplicativos, inteligência e análise de negócios, atualizações de desktops, continuidade de negócios e segurança. Nos dois estudos anteriores, a segurança ficou em primeiro lugar. Tecnologias realmente de última geração, tais como Web 2.0, virtualização, VoIP (voz sobre IP) e RFID (identificação por radiofreqüência) ainda não são ubíquas, ao passo que a maior parte das empresas continua a fazer investimentos gradativos ou estão em estágios de avaliação.
* www.informationweekbrasil.com.br