Notícias

NSFOCUS: Brasil entra no top 10 de países mais atacados em 2020

Um relatório divulgado nessa quarta (6) pela empresa de cibersegurança NSFOCUS revelou que, em 2020, o Brasil passou a figurar entre os dez países mais atacados por cibercriminosos no mundo. O País aparece em nono em um ranking liderado por China, com os Estados Unidos em segundo lugar.

Trata-se um crescimento, uma vez que o Brasil não aparecia entre os 15 primeiros no levantamento anterior. Outro destaque do estudo é que 55% dos ataques têm alvos no próprio país, ou seja, são direcionados para o mercado interno.

O Brasil ocupa posições “melhores” quando se refina o tipo de ataque. Quando se olha para os de negação de serviço (DDos), que sobrecarregam servidores com base em volume de solicitações ao mesmo tempo, o Brasil subiu três posições, ocupando a sexta colocação. Esse tipo de ataque afetou, principalmente, órgãos governamentais e e-commerces em 2020.

“O mercado do cibercrime está crescendo em progressão geométrica nos últimos anos devido também ao aumento de equipamentos potencialmente vulneráveis conectados à internet (IoT), a sofisticação das técnicas de ataques e o barateamento de recursos computacionais para geração de ofensivas. Tudo isso sem contar a pandemia, que fez explodir o número de ameaças”, comenta André Mello, vice-presidente da NSFOCUS na América Latina.

Outro destaque do relatório fica por conta da inundação de e-mails de phishing com informações sobre a pandemia pelo coronavírus, o que contribuiu para a disseminação de ransomware.

O estudo pode ser baixado nesse site (em inglês) mediante cadastro.

Recent Posts

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

34 minutos ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

51 minutos ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

57 minutos ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

2 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

2 horas ago

Empresas enfrentam lacuna crescente entre adoção de IA e segurança na nuvem

Existe uma lacuna crescente entre a rápida adoção da inteligência artificial (IA) e a capacidade…

4 horas ago