Zoom vai liberar criptografia de ponta a ponta para todos os usuários

Anteriormente, empresa havia anunciado que função de segurança seria reservada apenas a usuários pagos

Author Photo
4:00 pm - 19 de junho de 2020
September 3, 2019 San Jose / CA / USA - Close up of Zoom sign at their HQ in Silicon Valley; Zoom Video Communications is a company that provides remote conferencing services using cloud computing

A Zoom Communications, startup por trás da plataforma de videoconferência Zoom, informou na última quarta-feira (17) que seu serviço de criptografia será disponibilizado para todos os usuários, sejam eles clientes da versão paga ou gratuita.

Anteriormente, a empresa havia assinalado que a função de segurança — que impede que terceiros consigam acessar a conversa — seria reservada apenas a aqueles que assinam o serviço. A decisão gerou uma onda de críticas para a empresa que tem visto adoção massiva de sua plataforma em meio ao isolamento social provocado pelo novo coronavírus. Senadores americanos e até mesmo petições on-line pediam revisão da decisão. Esta acumulou mais de 70 mil assinaturas.

Em um post institucional, o CEO Eric Yuan explicou que os usuários que não possuem a versão paga do serviço precisarão verificar seus números de telefone para obter acesso à criptografia ponta-a-ponta, também conhecida por E2EE.

“Também temos o prazer de compartilhar que identificamos um caminho a seguir que equilibra o direito legítimo de todos os usuários à privacidade e à segurança dos usuários em nossa plataforma”, escreveu Yuan em comunicado. Por medida de segurança, as reuniões que optarem pelo sistema E2EE não poderão ser acompanhadas por ligação via telefone celular.

Segundo a Zoom, o serviço de E2EE será implementado a partir de julho de 2020 e o uso da criptografia será opcional, ficando ao cargo dos administradores da reunião habilitar (ou não) o recurso. Os usuários gratuitos que desejarem acessar a criptografia de ponta a ponta participarão de um processo para verificar sua conta, como verificar um número de telefone por mensagem de texto.

 

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.