Zoom adquire Keybase para desenvolver criptografia de ponta a ponta

Author Photo
10:00 am - 08 de maio de 2020

Na manhã da última quinta (7) a plataforma de videoconferência Zoom anunciou a aquisição da empresa de segurança Keybase, sua primeira compra da empresa desde sua criação, em 2011. Baseada em Nova York e com um time de 25 profissionais, a Keybase atuava no setor de segurança, oferecendo uma plataforma segura para serviços como troca de arquivos e mensagens.  

Em publicação no blog da Zoom, o cofundador e CEO Eric Yuan informou que a medida foi adotada como parte do plano de 90 dias para reforçar a segurança da plataforma, que foi criticada recentemente por conta de descobertas como o fato de que a empresa compartilhava dados com o Facebook e também pelo modo de acesso (o envio de um link com código) possibilitar que pessoas desconhecidas, usando tentativa e erro, acessassem uma chamada. 

Vale lembrar que a exposição negativa ocorre em um momento muito oportuno para a plataforma. Com usabilidade simples e boa entrega de áudio e vídeo, a Zoom se tornou a opção preferida de milhões de empresas para viabilizar as comunicações entre funcionários durante o trabalho remoto.  

Para recuperar a imagem, a empresa lançou esse plano de 90 dias, que também incluiu a contratação de Alex Stamos, ex-chefe de segurança do Facebook, para mediar todo esse processo.

A empresa já fez algumas modificações de segurança no serviço, como a criação de uma “sala de espera”, na qual o anfitrião do encontro precisa autorizar a entrada dos participantes. 

O que vai mudar 

Quando a tecnologia da Keybase for implementada, o usuário que utilizar o Zoom para agendar uma reunião poderá escolher a opção de utilizar um sistema de criptografia de ponta a ponta, um sistema no qual todo o conteúdo transmitido não passa pelo “filtro” da plataforma e só é visto pelo emissor e receptor da mensagem, como acontece com apps como WhatsApp e Telegram

Ao habilitar essa configuração, a reunião não poderá ser realizava via telefone e a opção de gravara o encontro também será desativada. Mas essa integração não deve ocorrer tão depressa, já que a equipe do Keybase – que sempre lidou com clientes experientes no setor de segurança – precisará adaptar a solução dentro da nova empresa. 

Quando implementada, a opção de criptografia de ponta a ponta estará disponível apenas na opção premium da plataforma. 

*Com informações da CNBC

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.