ZenoX AI quer faturar R$ 20 mi neste ano com IA proprietária de inteligência de ameaças
Empresa brasileira ZenoX AI transformou arquitetura de sua solução e se prepara para escalar negócio
A ZenoX AI, startup brasileira formada no ano passado que desenvolve produtos baseados em uma inteligência artificial (IA) proprietária, quer faturar R$ 20 milhões em 2024 com sua solução, a Vydar. Para alcançar a meta ambiciosa, um dos primeiros mercados a serem atacados é o de cibersegurança, através da automatização de inteligência de ameaças baseada em IA.
A Vydar é capaz de realizar uma varredura pela internet superficial, pela dark web e pela deep web para contextualizar e normalizar informações vazadas e dados sensíveis de clientes que possam estar expostos. Com isso, a ferramenta permite identificar potenciais ameaças que possam estar em custo com significativa redução de falsos positivos.
A ferramenta também realiza análises automatizadas de eventos nível N1 e N2 utilizando IA para gerar relatórios de inteligência sobre as ameaças encontradas, agilizando a tomada de decisão dos clientes. O produto já está sendo implementado em 21 provas de conceito e a companhia já fechou seu primeiro contrato, junto a um cliente do setor de construção.
Desde o lançamento da ZenoX AI, em setembro do ano passado, a companhia vem trabalhando pesado no redesenho de sua solução proprietária para prepará-la para o mercado. Isso porque a origem do Vydar é anterior à própria ZenoX AI.
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O produto foi originalmente criado pela Intellya, startup paulistana do setor de inteligência artificial que desenvolvia a solução. No ano passado, Gabriel Paiva, empreendedor paulista fundador e CEO da Dfense Security – hub de cibersegurança do qual a ZenoX AI hoje é parte –, adquiriu uma participação societária na Intellya, incorporando seu time e suas soluções ao ecossistema. Paiva é também CEO da ZenoX AI.
O redesenho da solução foi quase completo. “Quando começamos a fazer testes de qualidade, vimos que precisávamos melhorar a arquitetura para que ela aguentasse a quantidade de dados, que é insana”, explicou o CEO da companhia em entrevista ao IT Forum. “Hoje a gente tem mais de um petabyte de dados de modelagem de IA”.
Além de permitir o ganho de escala, a reformulação de arquitetura também tem o objetivo de preparar o produto para possíveis expansões futuras. Na visão do CEO da empresa, a solução é capaz de ser aplicada para áreas que vão muito além da inteligência de ameaças – a aplicação só depende dos tipos de dados de domínio específico que a IA é treinada.
Comunicação e Marketing é um exemplo: da mesma forma como o Vydar pode buscar menções aos dados de uma empresa para fins de cibersegurança, poderia fazer uma varredura por redes sociais para buscar postagens positivas ou negativas para monitoramento de marca ou gestão de crise. “Nós temos um modelo base que já treinamos e, dele, conseguimos criar vários outros modelos de domínio específico”, disse. “A IA de domínio específico sempre vai ser melhor em uma tarefa específica”
Outro passo importante para a estruturação da oferta da ZenoX AI veio através da entrada da empresa no programa Google for Startups. Após a explosão da IA generativa de 2023, a demanda por placas de vídeo capazes de processar aplicações do tipo cresceu vertiginosamente. Isso dificultou a vida da startup brasileira na hora de buscar capacidade computacional para treinar e executar seu modelo proprietário.
A ZenoX AI chegou a enviar dados para treinamento em datacenters da Alemanha, mas a situação não era sustentável. “A gente estava com data centers em vários lugares para conseguir o poder computacional para processar o que a gente precisava. Um petabyte de dados é muita coisa”, contou Paiva.
“Então mandamos para vários lugares, balanceávamos o tráfego para conseguir processar, e, depois, fazíamos os testes da IA”. Com os créditos concedidos pelo programa do Google, a situação se resolveu neste ano. “Hoje, na plataforma, um hacker postando alguma coisa, praticamente em tempo real nós recebemos na plataforma”, comemorou.
Com o produto em mãos, a empresa planeja mirar em áreas como varejo e o setor financeiro como oportunidades de negócio. Também já está na esteira de produção de outras soluções de domínio específico baseadas nessa IA da ZenoX AI. Algumas devem ser lançadas ainda este ano, mas a companhia ainda não abre detalhes.
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