Yamaha inaugura Centro Tecnológico em Jandira (SP)

Espaço emprega tecnologia para avaliar motos da Yamaha de acordo com padrões de segurança

Author Photo
12:53 pm - 10 de maio de 2024
O Centro Tecnológico da Yamaha em Jandira, durante a inauguração. Foto: Divulgação

O grupo fabricante de motocicletas e motores Yamaha inaugurou essa semana, em Jandira, na região metropolitana de São Paulo, o Centro Tecnológico. A estrutura substitui a antiga sede em Guarulhos (SP) e é o único do tipo na América Latina. Para executar suas tarefas, o centro emprega uma série de tecnologias.

Segundo a empresa, o objetivo da unidade é aprimorar, desenvolver e certificar as motos que a empresa vende no Brasil, sejam as fabricadas em Manaus (AM), inclusive para exportação, e as importadas. A empresa diz que a estrutura garante que “os produtos atendam todas as normas e regulamentações vigentes de emissões e segurança veicular”.

Leia ainda: Yamaha atualiza infraestrutura para colocar TI no centro do negócio

“O local está totalmente preparado para verificar as motocicletas da Yamaha, por meio da avaliação de engenheiros e técnicos altamente qualificados, que realizarão inúmeros testes nos laboratórios da instalação com equipamentos adequados para assegurar o nosso compromisso de qualidade e de segurança em favor de nossos clientes”, diz Eduardo Missao Sambuichi, diretor de desenvolvimento de produto do Grupo Yamaha.

Tecnologias de verificação

Para fazer as verificações, o centro emprega dinamômetros, robô de simulação de pilotagem, sistema de coleta e análise de gases poluentes, câmara SHED para medição de gases, sistemas de medição de esforços, vibração e análise estrutural.

A estrutura também conta com laboratórios de qualidade de materiais, inclusive combustíveis e lubrificantes.

Sambuichi explica que Jandira foi escolhida para receber o centro por possuir localização próxima a algumas das principais rodovias da região metropolitana, incluindo a Castello Branco, a Raposo Tavares, a Anhanguera, a Bandeirantes e o Rodoanel. O lugar é “ideal para destinar os componentes das motos para as concessionárias de todo o território nacional”, diz.

O executivo diz que a construção da instalação começou em maio de 2023 e terminou no primeiro semestre de 2024.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.