Yamaha inaugura Centro Tecnológico em Jandira (SP)
Espaço emprega tecnologia para avaliar motos da Yamaha de acordo com padrões de segurança
O grupo fabricante de motocicletas e motores Yamaha inaugurou essa semana, em Jandira, na região metropolitana de São Paulo, o Centro Tecnológico. A estrutura substitui a antiga sede em Guarulhos (SP) e é o único do tipo na América Latina. Para executar suas tarefas, o centro emprega uma série de tecnologias.
Segundo a empresa, o objetivo da unidade é aprimorar, desenvolver e certificar as motos que a empresa vende no Brasil, sejam as fabricadas em Manaus (AM), inclusive para exportação, e as importadas. A empresa diz que a estrutura garante que “os produtos atendam todas as normas e regulamentações vigentes de emissões e segurança veicular”.
Leia ainda: Yamaha atualiza infraestrutura para colocar TI no centro do negócio
“O local está totalmente preparado para verificar as motocicletas da Yamaha, por meio da avaliação de engenheiros e técnicos altamente qualificados, que realizarão inúmeros testes nos laboratórios da instalação com equipamentos adequados para assegurar o nosso compromisso de qualidade e de segurança em favor de nossos clientes”, diz Eduardo Missao Sambuichi, diretor de desenvolvimento de produto do Grupo Yamaha.
Tecnologias de verificação
Para fazer as verificações, o centro emprega dinamômetros, robô de simulação de pilotagem, sistema de coleta e análise de gases poluentes, câmara SHED para medição de gases, sistemas de medição de esforços, vibração e análise estrutural.
A estrutura também conta com laboratórios de qualidade de materiais, inclusive combustíveis e lubrificantes.
Sambuichi explica que Jandira foi escolhida para receber o centro por possuir localização próxima a algumas das principais rodovias da região metropolitana, incluindo a Castello Branco, a Raposo Tavares, a Anhanguera, a Bandeirantes e o Rodoanel. O lugar é “ideal para destinar os componentes das motos para as concessionárias de todo o território nacional”, diz.
O executivo diz que a construção da instalação começou em maio de 2023 e terminou no primeiro semestre de 2024.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!