Yahsat recebe licença para operar próximo satélite no Brasil

Author Photo
5:02 pm - 02 de março de 2016
Yahsat recebe licença para operar próximo satélite no Brasil
A Yahsat, operadora de satélites sediada nos Emirados Árabes Unidos, recebeu da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a licença para operar seu próximo satélite de banda Ka, o Al Yah 3, no Brasil. O lançamento do equipamento está previsto para 2017.
A concessão ocorre após a Yahsat ter ganho o leilão realizado pela Agência em maio de 2015, quando operadores puderam concorrer pelos direitos de operar um satélite em posição orbital brasileira. A empresa optou por usar a licença para posicionar seu equipamento na órbita a 20° Oeste.
 
O satélite Al Yah 3, em banda Ka, cobrirá mais de 95% da população brasileira em mais de 5 mil municípios, oferecendo internet de banda larga de alta velocidade a custos acessíveis, bem como links de backhaul de alta capacidade com o intuito de oferecer economia para operadores de telecomunicações e provedores de serviços.
Estratégia 
A cerimônia de entrega foi realizada na sede da Anatel, onde o Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação (SOR) da organização, Vitor Menezes, entregou a Amit Somani, chief strategy officer da Yahsat, e Marcio Tiago, country director da Yahsat no Brasil, a concessão oficial.
De acordo com a empresa, o evento marca uma importante etapa na estratégia de expansão da Yahsat no Brasil e reforça seu compromisso com o desenvolvimento da indústria de satélites e do mercado de banda larga nacional. 
A Yahsat considera o Brasil um de seus principais mercados globais e vem investindo significativamente no País, tendo inclusive gateways em território nacional. Na preparação para o lançamento dos serviços em 2017, e tendo seu escritório sediado no Rio de Janeiro, a empresa seguirá reforçando sua equipe brasileira e também irá selar acordos com diversos parceiros em todo o território para suportarem sua cadeia de valor.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.