XP e Trybe formam parceria para oferecer curso de desenvolvimento web

Parceria com escola de desenvolvedores web Trybe pretende formar mais de 300 alunos no próximo ano; inscrições estão abertas até dia 22 de agosto

Author Photo
5:53 pm - 28 de julho de 2021
mulheres

A disparidade de gênero em cargos de tecnologia aumentou durante a pandemia, especialmente em funções mais técnicas, como desenvolvimento. Para promover a igualdade de oportunidades na carreira de TI, escola de desenvolvedores web Trybe selou uma parceria com a XP para formar 90 mulheres e 120 pessoas negras, dentre um total de 300 selecionados para o programa de formação em desenvolvimento web que ocorrerá ao longo dos próximos 12 meses.

A XP pagará metade da formação de todos estudantes aprovados no programa, chamado de Turma XP. Ao fim do curso, com duração de um ano, os desenvolvedores terão oportunidade de participar de um processo seletivo para trabalhar na empresa de investimentos.

“Desde que criamos a diretoria ESG, assumimos o compromisso de buscar maior diversidade dentro da empresa e esse programa não poderia ficar de fora. Esse lançamento é o primeiro de vários outros cursos que a XP pretende realizar, buscando aumentar cada vez mais o impacto de nossas ações”, realçou Marta Pinheiro, diretora ESG da XP.

Leia mais: Pandemia fez salários na área de tecnologia subirem 55% nas capitais

Os selecionados receberão treinamento baseado na metodologia própria Trybe. Ao todo, o curso contempla mais de 1,5 mil horas de estudo, com aulas online e ao vivo, com um mínimo de seis horas de atividades diariamente. O currículo abrange as disciplinas Fundamentos do Desenvolvimento Web, Desenvolvimento Front-end, Desenvolvimento Back-end, Ciência da Computação, Soft Skills e Metodologias Ágeis.

O processo seletivo consiste em diferentes etapas, como preenchimento do formulário de inscrição, desafio prático (para o qual a Trybe oferece o material de estudo), testes online de raciocínio e uma entrevista virtual. Os interessadas também terão de responder a um questionário sobre alinhamento cultural com a empresa de investimentos.

As inscrições para a Turma XP vão até o dia 22 de agosto e podem ser realizadas no site. Não é preciso ter conhecimento prévio em programação para participar. Porém, é necessário ter mais de 18 anos; no mínimo, o ensino médio completo; disponibilidade para acompanhar as aulas e atividades do curso das 14h às 20h, de segunda a sexta-feira; e acesso a um computador com webcam, fone de ouvido e microfone.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.