XP Inc. anuncia plataforma para negociação de criptomoedas em acordo com a Nasdaq

A XP Inc. anunciou nesta quinta-feira (12) o lançamento de uma nova plataforma para compra e venda de ativos digitais, a Xtage. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o grupo que opera a bolsa de tecnologia Nasdaq, onde a XP Inc. também fez sua oferta inicial de ações (IPO).

A Xtage é construída a partir da infraestrutura de tecnologia de negociação de ativos da Nasdaq, mas será completamente integrada ao ecossistema da XP Inc. Clientes poderão utilizá-la a partir do aplicativo padrão da XP, em uma nova aba.

“Quando você tem tudo dentro de um mesmo sistema, a interoperabilidade acontecendo, tudo fica mais fluido. Lá na frente, a gente acredita que essa interoperabilidade é um diferencial na experiência de clientes”, disse Bruno Constantino, sócio e CFO da empresa.

Para Constantino, a parceria com a Nasdaq garante ao projeto credibilidade, segurança e boa experiência. O sistema, pontuou o executivo, também é construído 100% em nuvem e conta com alta escalabilidade para suportar o crescimento futuro do mercado de ativo digitais.

“Quando a gente fala em criptomoedas, estamos focados no Brasil, mas, quando você pensa no longo prazo, é um negócio global. A capacidade da plataforma de ser escalada é fundamental. Isso fala com infraestrutura, tecnologia”, pontuou Constantino. “Na concepção da plataforma, a gente já pensou em escalabilidade.”

A Xtage será lançada com duas criptomoedas disponíveis: Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH). “A gente pretende fazer muito rapidamente a expansão desses ativos”, antecipou Lucas Rabechini, diretor de produtos financeiros da XP Inc., sobre a “curadoria” que será implementada pela XP Inc.

As carteiras de clientes serão custodiadas pela própria XP Inc. em parceria com a custodiante BitGo, baseada nos Estados Unidos. Há a previsão de que clientes possam mover seus ativos para outras carteiras no futuro, mas a função não estará disponível no lançamento. Segundo Rabechini, a empresa está finalizando seus estudos sobre as taxas, mas que estas serão “competitivas” em relação ao mercado.

A plataforma Xtage estará disponível para os 3,5 milhões de clientes da XP Inc. até o final do segundo trimestre. A empresa deverá estendê-la para clientes de fora do Brasil a partir de 2023.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

16 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

17 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

17 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

1 dia ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

1 dia ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

2 dias ago