Windows 7 fica mais vulnerável sem suporte; como atualizar de graça

Usuários ainda podem fazer upgrade para Windows 10 gratuitamente, desde que possuam licença original do Windows 7

Author Photo
12:23 pm - 15 de janeiro de 2020

Como havia estipulado, a Microsoft encerrou na terça-feira (14) o suporte de atualizações para o Windows 7. As máquinas que continuarem rodando esta versão do sistema correm uma série de riscos, como a própria empresa já alerta.

Em uma página dedicada a tirar dúvidas dos clientes, a empresa diz que o sistema operacional foi lançado em 22 de outubro de 2009 e manteve suas atualizações por dez anos.

A Microsoft ainda cita que “a assistência técnica e as atualizações de software do Windows Update que ajudam a proteger o computador não estão mais disponíveis para o produto”. A recomendação básica é fazer um upgrade para o mais recente, o Windows 10.

Segundo a empresa de tecnologia e segurança Kaspersky, cerca de 30% de usuários brasileiros utilizam o Windows 7 diariamente. Com o fim do suporte oficial, o SO se torna mais vulnerável a ameaças digitais. O ranking da América Latina de uso do sistema, de acordo com dados da Kaspersky Security Network (KSN), está da seguinte forma:

  • Brasil: em primeiro lugar, com 37%
  • Argentina: em segundo lugar, com 35%
  • Colômbia: em terceiro lugar, com 33%
  • Peru: em quarto lugar, com 29%
  • México: em quinto lugar, com 28%

Como alerta, o diretor da Equipe de Investigação e Análise da Kaspersky na América Latina, Dmitry Bestuzhev, lembra que o Windows 7 não terá mais correções de segurança.

Ele aponta, inclusive, que muitos usuários não têm o costume de atualizar suas máquinas. “Sabemos que há usuários que optam por não atualizar o sistema operacional, seja por custo, hábito ou porque outros programas não são compatíveis com as versões mais recentes”, diz o pesquisador.

O alerta de Dmitry, porém, cita que usar um sistema operacional “que não possui correções de segurança é um risco muito grande à cibersegurança”.

Dá pra atualizar?

A dica mais frequente é: atualize seu computador. Além do próprio sistema, fornecedores de software também deixarão de oferecer suporte a esta versão em breve.

Desta forma, além do próprio sistema, aplicativos de terceiros também poderão ficar vulneráveis com o passar do tempo.

Até o dia 29 de julho de 2016, a Microsoft permitia o upgrade gratuito para o Windows 10. No entanto, usuários que possuem chaves/versões originais do Windows 7 ainda podem atualizar gratuitamente.

Isto é possível baixando a ferramenta de update no site da Microsoft. Este não é um método ilegal de atualização, mas também não é garantido para sempre. A qualquer momento a empresa pode encerrar a disponibilidade da ferramenta.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.