Windows 11: Apenas diga não

Author Photo
11:00 am - 17 de setembro de 2021
windows11

Será uma coisa, digamos, ainda neste ano ou em 2022, comprar um novo PC com Windows 11. Podemos estar razoavelmente certos de que o Windows 11 rodará em seu novo PC Dell, HP ou Lenovo. Talvez alguns de seus drivers e programas não funcionem. Mas o próprio Windows 11? Sem problemas.

Mas, se você deseja atualizar seus computadores existentes, especialmente aqueles que têm alguns anos de uso – isso é outra história. É difícil saber se um determinado computador executará o Windows 11, que chega em 05 de outubro. Sim, há o aplicativo PC Health Check da Microsoft e outros programas para determinar se você pode executar o Windows 11. Mas a Microsoft o tirou do ar da primeira vez e eu não tenho certeza de quão confiável é desta vez.

Existem outros “Posso executar o Windows 11?” programas. (Eu gosto do WhyNotWin11, gratuito e de código aberto.) Mas a única maneira de saber realmente se o seu PC executará o Windows 11 é, bem, tentar executar o Windows 11 no seu PC.

Isso pode ser um experimento caro e irritante. Claro, a atualização em si é gratuita. Mas ninguém vai pagar você – a menos que você seja alguém como eu, que escreve sobre essas coisas – para atualizar sua máquina com Windows 10 e depois descobrir que ela não funciona direito ou não oferece suporte a um aplicativo essencial. Na verdade, a própria “Microsoft Patch Lady” da Computerworld, Susan Bradley, recomenda que você não mude para o Windows 11.

A Microsoft continua confusa, como sempre, sobre o que pode ou não executar o Windows 11. Por exemplo, e eu não estou inventando: a Microsoft relaxou suas regras beta do Programa Windows 11 Insider para que você possa executar versões beta do Windows 11 em PCs que não serão capazes de executar o Windows 11 quando for lançado em 05 de outubro.

Por que a empresa faria isso? Ela não sabe que vai irritar alguns de seus usuários mais leais – que querem um salto antecipado ao Windows 11 – quando descobrirem que – surpresa! – não conseguem executar o Windows 11, afinal? Isso não faz sentido.

Estou executando o lançamento do Windows 11 Beta Channel 22000.184 em um novo computador – um Mini PC Beelink GTR7 – comprado apenas para que eu pudesse verificar o novo sistema operacional. Este PC é alimentado por um processador AMD Ryzen 7 3750H de 4 GHz. A CPU tem 16 GB de RAM DDR4 e um SSD NVMe de 512 GB para armazenamento.

Resumindo, é um PC decente. E depois de brincar com o Windows 11 por seis semanas, posso dizer com segurança que não vejo razão para “atualizá-lo”.

Acho realmente que há um bom motivo para mudar para o Windows 11. Ele tem melhor segurança, presumindo-se que seu hardware possa suportá-lo. Mas – e preste atenção agora – você pode ativar a maior parte das vantagens de segurança do Windows 11 no Windows 10.

Como Jason Perlow apontou recentemente: “Se você está executando a versão 20H2 (atualização do Windows 10 de outubro de 2020) como consumidor, pequena empresa ou empresa, pode tirar proveito desses [“novos” recursos de segurança] se implantar a Política de Grupo ou simplesmente clicar no menu Segurança de dispositivos do Windows 10 para ativá-los.

Ele tem razão. Você pode. As ferramentas já estão aí. Eu mesmo fiz isso em três dos meus PCs Windows mais antigos. Todos eles, devo acrescentar, provavelmente não rodarão a versão final do Windows 11.

Perlow entra em detalhes sobre como fazer isso, então não preciso repeti-lo aqui. Meu ponto é que, como você pode usar o Windows 10 em PCs mais novos tão bem quanto o Windows 11 – sem nenhum perigo ou problema – não há realmente nenhuma boa razão para atualizar.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.