Notícias

Windows 10 S não será um sistema operacional

Os relatos de que o Windows 10 S seria um “modo” do Windows 10 foram confirmados na noite desta terça-feira, 6/3, pelo executivo da Microsoft, Joe Belfiore, que afirmou que a transição acontecerá no próximo ano.

Belfiore, que é VP corporativo do Operating System Group do Windows, publicou a sua declaração no Twitter em resposta ao questionamento de um repórter da PC World dos EUA que afirmava que a Microsoft tinha deixado de mencionar o Windows 10 em um post recente no seu blog oficial sobre o sucesso dos dispositivos Windows nas escolas. Para quem não lembra, a empresa lançou o Windows 10 S no ano passado como uma versão separada do Windows, focada em parte em fornecer uma versão segura e gerenciável do sistema para escolas.

Atualmente, a Microsoft vende o Windows 10 S e o Windows 10 como versões separadas. O Windows 10 S funciona apenas com aplicativos UWP (Plataforma Universal do Windows) que a própria companhia fornece a partir da sua loja de apps. Os usuários do Windows 10 S também podem mudar para o Windows 10 Pro por meio de um upgrade disponível na Microsoft Store.

No entanto, o Windows 10 S não apareceu até agora em mais do que alguns laptops Surface e aparelhos voltados para educação. Por isso, surgiram boatos recentes de que a Microsoft iria combinar o Windows 10 S e o Windows 10, tornando o primeiro um “modo” do Windows 10.

Até o momento, a Microsoft tinha se recusado a confirmar esses relatos, muito menos revelar quando essa transição aconteceria. O tuíte de Belfiore nesta semana revela que os boatos são verdadeiros, e também quando a transição acontecerá.

“Usamos o Win10S como uma opção para escolas ou empresas que querem a versão com performance garantida e ‘pouco trabalho’”, afirmou o executivo em seu perifl no Twitter. “No próximo ano, o Windows 10S será um ‘modo’ de versões existentes, não uma versão separada. Por isso…acho que não tem nenhum problema em não ter sido mencionado (no post anterior).”

Não ficou claro se a Microsoft vai oferecer o Windows 10 S como o modo padrão dos seus sistemas. Um relato do site Thurrott.com aponta que os usuários poderão fazer um upgrade gratuito de uma versão S do Windows 10 Home S para o Windows 10 Home completo de graça – mas os usuários Pro precisarão pagar 49 dólares pela mudança, aponta a publicação.

O que isso significa para você

Apesar de não ter ficado claro o motivo para essa transição do Windows 10 S acontecer em 2019 – tempo de desenvolvimento ou apenas para dar uma chance do Windows 10 S alcançar algum tipo de sucesso – sabemos agora que o Windows 10 S será a versão mais simples do Windows. O Windows 10 Home/Pro, com o suporte para aplicações Win32 legado, será a versão mais poderosa.

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

11 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

13 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

14 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

15 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

16 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

16 horas ago