Notícias

Windows 10 Enterprise estará disponível a partir de 1º de agosto

A partir desta quarta-feria, 29 de julho, a Microsoft vira a chave e acelera para mudar o jogo dos sistemas operacional com a liberação do upgrade gratuito para o Windows 10 e o início da venda de novos PCs e tablets por fabricantes com o sistema operacional já instalado. Para clientes corporativos, o sistema estará disponível para início de implantação e, a partir de 1º de agosto, organizações com licenciamento por volume podem atualizar para a versão Enterprise e Windows 10 Education.

O Windows 10 inclui inovações como a assistente pessoal Cortana (que estará disponível em português até o final do ano), integração com Xbox e o browser Microsoft Edge e terá foco tanto para uso pessoal quando corporativo.  O Windows 10, que a Microsoft garante ser “a versão mais segura do Windows de todos os tempos”, passa a ser entregue como um serviço de nuvem e, diferente dos seus antecessores, se mantém atualizado automaticamente com inovações e upgrades de segurança. 

Segundo a Microsoft, o Windows 10 estará disponível para uma grande variedade de dispositivos, incluindo PCs, tablets, smartphones, Raspberry Pi, Xbox One, HoloLens e outros – além de mais de 2 mil dispositivos ou configurações que já estão sendo testados. A empresa também está inaugurando hoje a nova Windows Store e distribuindo o Kit de desenvolvimento de software Windows para ampliar o alcance do sistema operacional com novos aplicativos.

Atualização

A empresa garante que atualizar gratuitamente para o Windows 10 será fácil para consumidores que rodam uma versão genuína do Windows 7 ou Windows 8.1 em tablet ou PC. Começando nesta quarta-feira, as pessoas que reservaram suas atualizações do Windows 10 serão notificadas em “ondas” sobre quando estarão prontos para instalar o sistema.

A Microsoft informa que varejistas estão preparados para ajudar as pessoas a atualizarem o Windows 10 com “o maior programa de suporte já feito, com mais de 100 mil varejistas treinados e dezenas de milhares de lojas preparadas em todo o mundo”. Programas de atualização gratuita estarão disponíveis a partir de 29 de julho, e o software estará disponível nos varejistas entre a metade de agosto e setembro mundialmente. 

No Brasil, até o final do ano, a empresa anuncia que haverá uma ampla variedade de dispositivos de diversos parceiros disponível no varejo. A Microsoft está realizando ações junto a varejistas para ajudar as pessoas a atualizarem seus computadores. A empresa treinou, além de toda sua equipe de promotores, as equipes de ponto de venda dos fabricantes e os vendedores da lojas locais. Além disso, a companhia montou áreas de experimentação nas principais lojas onde o consumidor poderá conhecer e interagir com o Windows 10.

As lojas Microsoft, Fnac e Fast Shop, participantes do programa Tech Bench da Microsoft, fornecerão para seus clientes um serviço técnico especializado de atualização do Windows 10. Como a atualização é gratuita, as lojas cobrarão apenas uma taxa de serviço.

Para quem vai fazer o upgrade a parti do Vista, do XOP ou de uma cópia não oficial, o Windows 10 estará à venda na Microsoft Store online nas versões Windows 10 Home (R$ 329,99) e Windows 10 PRO (R$ 559,99). Os mesmos valores são sugeridos para a venda em USB (versão FPP) no varejo.

Nova era

“Hoje é o início de uma nova era do Windows. Desde o começo, o Windows 10 tem sido único – construído com as sugestões de mais de 5 milhões de usuários, feito como um serviço e disponibilizado como uma atualização gratuita”, disse Terry Myerson, vice-presidente executivo Windows e dispositivos da Microsoft. 

“O Windows 10 proporciona nossa visão mais pessoal da computação, com uma experiência natural, móvel e confiável. Junto com nossos parceiros, estamos animados em disponibilizar o melhor Windows já feito, que vai ajudar pessoas e organizações ao redor do mundo a realizarem coisas incríveis”.

O Windows 10 retoma o menu Iniciar e os blocos dinâmicos que mostram atualizações do que é mais importante para o usuário. O sistema traz ainda inovações como o Windows Hello, que oferece uma forma rápida, segura e livre de senhas para efetuar login. Nesse quesito, aliás, o Windows 10 se mostra mais pessoal, com uso de comandos de voz, canetas e comandos por gestos que possibilitam uma interação natural com o computador. 

O sistema operacional desenhado para funcionar integrado com o Office e o Skype, e ainda permite navegar entre os aplicativos e manter-se organizado com as funções Snap e Task View. Ele inclui a assistente pessoal digital Cortana; o novo browser Microsoft Edge que substitui o antigo Internet Explorer; integração com Xbox por meio do aplicativo que proporciona a experiência do Xbox no Windows e permite fazer streaming dos seus jogos de Xbox One direto na tela do seu computador; o Continuum, que otimiza a experiência dos aplicativos para que a tela se adeque entre aparelhos touch e desktops, ideal quando se usa dispositivos 2 em 1 ou conversíveis; aplicativos nativos incluindo Fotos; Mapas; e o novo aplicativo de música da Microsoft, Groove e muito mais. 

Aplicativos móveis

A nova Windows Store estreia nesta quarta-feira e começa a aceitar novos aplicativos para Windows 10. A Windows Store é um lugar único para baixar aplicativos pagos ou gratuitos, games e diversos outros conteúdos, que podem funcionar em todos os dispositivos Windows 10. Ela é a única loja onde pessoas podem usar a Cortana para controlar com voz os aplicativos e ter notificações em tempo real nos blocos dinâmicos. 

Todo o conteúdo da Windows Store é certificado pela Microsoft. Além dos aplicativos existentes no Windows 8.1 como Netflix, Flipboard, Mint.com, Asphalt 8: Airbone, e The Weather Channel, a Windows Sore terá um fluxo constante de novos e atualizados aplicativos universais Windows e games, como Twitter, Minecraft: Windows 10 editon beta, Hulu, iHeartRadio, USA Today, Candy Crush Saga e outros incluindo WeChat e QQ, que serão lançados em breve.

Toda a família de aplicativos Office Mobile para tablets Windows 10 será disponibilizada hoje na Windows Store. Pensados para mobilidade, Word, Excel e Power Point oferecem uma experiência touch consistente e amigável para tablets pequenos. E para tomar notas, o aplicativo OneNote vem pré-instalado no Windows 10. 

O próximo lançamento de aplicativos Office para desktop (Office 2016) oferecerá nossos recursos mais avançado para a criação de conteúdos profissionais. Feitos para serem usados com teclado e mouse, esses aplicativos serão otimizados para PCs de tela grande, laptops e dispositivos 2 em 1.

 

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

12 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

13 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

14 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

15 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

16 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

17 horas ago