White Martins inova e desenvolve realidade virtual no Brasil

Tecnologia aprimora trabalho de engenheiros em mapeamento de plantas, reduzindo custos com viagens e agilizando decisões

Author Photo
9:21 am - 26 de dezembro de 2017
Realidade virtual na White Martins

A White Martins, atuante no segmento de gases industriais e hospitalares, inova operação com o desenvolvimento de um sistema de realidade virtual para mapeamento de suas plantas no Brasil. Com o recurso, é possível capturar imagens em 360º para que a área de Engenharia e Operações da companhia possa analisar remotamente suas unidades industriais.

O sistema conta com uma câmera acoplada ao capacete de uma pessoa que se encontra no campo, óculos de VR (virtual reality, em inglês) e servidor para armazenamento de conteúdo. A tecnologia já foi aplicada para mapeamento de três plantas da companhia: Ouro Branco (MG), Pecém (CE) e Três Lagoas (MS), além de uma unidade de enchimento de cilindros em Duque de Caxias (RJ).

“Estamos trazendo essa aplicação para a indústria. Ela já promoveu uma série de benefícios para a área de engenharia da nossa empresa, com potencial de redução de 70% nos custos de viagem e de 50% no tempo de tomada de decisões”, relata Marcela Silva, engenheira e líder de Produtividade, responsável pelo projeto na White Martins.

Marcela destaca que antes da aplicação da tecnologia, era necessário deslocar um time de engenheiros (especialistas em elétrica, civil, tubulação, layout industrial, instrumentação e processos) por todo o País, pelo menos três vezes ao longo de cada projeto, para fazer inspeções e analisar itens como segurança, montagem eletromecânica e aceite da obra. “Isso tomava muito tempo de nossa equipe e gerava gastos com voos por todo o território nacional.”

Segundo ela, a solução elimina a necessidade de estar em campo em 60% da equipe. Isso porque é possível identificar oportunidades de ajustes e ganhos de desempenho remotamente.

Realidade Virtual na White Martins

O engenheiro da White Martins visita a planta para realizar o mapeamento, com um capacete de segurança equipado com uma câmera, que faz a captura das imagens. Estas são armazenadas em arquivos, que são a base de informação para um portal em HTML5. Dessa forma, é possível navegar pelo ambiente da planta.

“Organizamos mapas com toda a infraestrutura da unidade: vaporizadores, gasodutos, compressores, bombas, itens de refrigeração e sala elétrica”, comenta o engenheiro Reginardo Junior, um dos idealizadores do projeto na White Martins.

Com os mapas já organizados por especialistas da companhia, equipes de engenheiros utilizam os óculos de realidade virtual para avaliações remotas em conjunto.

“Implantamos esse projeto há somente cinco meses e seus resultados já podem ser verificados em escala global. Em nossa intranet, disponibilizamos os detalhes do mapeamento para outras operações de nossa controladora Praxair em todo o mundo”, ressalta Junior.

O engenheiro acrescenta que a geometria da estrutura de suporte dos vaporizadores da unidade de Ouro Branco já está sendo implementada no Canadá em virtude desse compartilhamento de experiência.

O equipamento também tem sido aplicado para capacitar jovens engenheiros da empresa, logo no início de suas carreiras, em relação à infraestrutura de uma planta de produção e separação de gases.

“Profissionais de outras áreas da companhia com função administrativa e que nunca estiveram em nossas fábricas passam a entender melhor nossa operação e ganham mais sinergia com nosso trabalho. Já temos mais de 800 acessos ao equipamento e mais de 9 mil cliques em nosso dashboard de mapas na intranet”, diz Junior.

Marcela aponta que esse sistema pode ser aplicado a novos clientes potenciais. “Mapeamos essas plantas, com devida autorização, e verificamos possibilidades de ampliar a produtividade. Os colaboradores da White Martins, que já testaram o sistema, ficaram mais engajados com o tema inovação. Nossa área tem sido mais procurada para desenvolver soluções com alto grau de complexidade por diferentes áreas de nossa empresa, bem como por nossos clientes”, conclui.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.