WhatsApp Business: 5 motivos para adotar a ferramenta

O consumidor de hoje está cada vez mais conectado e procura se relacionar diretamente com marcas e serviços. Muitos não querem mais visitar uma loja ou fazer uma ligação para entrar em contato. Por isso, é essencial que as empresas estejam presentes e acessíveis no mundo digital. No Brasil, 87% das pequenas empresas que usam o WhatsApp acham que isso as ajuda a se comunicar com seus clientes e 81% acreditam que isso as ajuda a expandir seus negócios.

Para essa finalidade, o WhatsApp criou o WhatsApp Business, projetado para oferecer uma melhor experiência de uso comercial, com ferramentas específicas para tornar o dia a dia das pequenas e médias empresas mais fácil e eficiente.

Conheça cinco razões para adotar o aplicativo WhatsApp Business, de acordo com Samya De Paula, líder de engajamento do usuário para PMEs do WhatsApp:

1. Perfil profissional

As pessoas saberão que estão se comunicando com uma empresa, pois seu número será listado como uma conta comercial. Assim, a empresa é vista pelo cliente de maneira mais profissional. Você poderá oferecer informações úteis, como descrição de serviços, e-mail, endereço físico, horário de funcionamento e site. Por exemplo, os clientes de uma padaria podem agora consultar o horário de funcionamento diretamente no perfil da empresa.

2. Respostas rápidas

O aplicativo oferece ferramentas de mensagens inteligentes, assim você não precisa reescrever as respostas para as mesmas perguntas de sempre (Qual é o endereço? Quanto custa? A que horas ele fecha? …). Também é possível criar uma mensagem de saudação para apresentar a empresa e de ausência para que saibam quando você estiver ocupado. Isso tem sido muito útil para a dona de um salão de beleza, que nos contou como o recurso de “mensagens de ausência” ajuda a responder aos clientes enquanto ela está ocupada e depois do horário comercial. Como ela diz, “descobri o WhatsApp Business em 2018 e, desde então, facilitou praticamente a minha vida”.

3. Mais controle e organização

Para criar um fluxo mais profissional pelo WhatsApp, qualificando o relacionamento com o cliente e atendendo às demandas de forma eficaz, é preciso ter controle e organização. Afinal, ninguém quer perder uma oportunidade de negócio, certo? Com o WhatsApp Business, você pode criar etiquetas para organizar clientes, demandas e conversas. Novo pedido, pagamento pendente, pago, pedido concluído.

O aplicativo também oferece análise de métricas simples, como o número de mensagens lidas. Com base nas conversas com seus clientes, você pode entender o que está funcionando para sua empresa.

4. Não custa nada

O WhatsApp Business é gratuito e pode ser usado em qualquer telefone Android. Por exemplo, a Allwood, marca de óculos de sol e óculos de madeira e bambu, fundada por um pai, Jorge, que mora em São Paulo e sua filha, Mariana, que mora em Porto Alegre.

Por meio do WhatsApp, a Allwood conectou as duas facetas de suas operações, mesmo separadas por mil quilômetros, e expandiu seu alcance para fora do Brasil, com uma base crescente de clientes nos Estados Unidos, na Suécia e na Itália.

Com o WhatsApp Business, Mariana usa o recurso de etiquetas para ficar por dentro das mensagens, classificando-as como clientes, fornecedores ou varejistas. O app também facilitou seu dia a dia no escritório com as respostas automáticas e recursos de mensagens de ausência, para garantir que os clientes nunca fiquem esperando.

5. 3 milhões de usuários do WhatsApp Business

Em apenas alguns meses, já existem mais de 3 milhões de pessoas usando ativamente o WhatsApp Business. Estamos apenas começando e traremos novos recursos no futuro para ajudar você a se conectar melhor com seus clientes e expandir seus negócios.

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